Para fazermos essa boa gestão, é necessário estarmos munidos das ferramentas certas, o que nem sempre acontece. O LanScan é uma dessas ferramentas, para Mac OS X.
Com o LanScan vão poder percorrer a vossa rede e detectar os clientes que a ela estão ligados. É uma ferramenta simples e que pode ser facilmente usada.
Tem uma interface de simples utilização e que vos fornece informação resumida e rápida. Esta está resumida ao IP que cada cliente tem atribuído, o seu macaddress e o nome do fabricante da placa de rede que está ligada à rede.
Com a informação fornecida fica mais simples identificarem esses clientes e detectarem eventuais ligações não autorizadas ou que estejam a consumir demasiados recursos.
Esta informação é apresentada na forma de tabelas na interface do LanScan e pode ser copiada para posterior utilização.
Para que o LanScan percorra a vossa rede à procura dos clientes a ela ligados devem apenas carregar no botão Lan your Scan e esperarem que os resultados sejam apresentados.
Como esta ferramenta guarda histórico das ligações que detectou, podem ter necessidade de limpar os resultados que entretanto forem recolhendo. Para isso necessitam de carregar no botão Clear Results.
O LanScan consegue usar qualquer uma das interfaces que estejam ligadas na vossa máquina e assim detectar clientes em redes sem fio ou cabladas. Podem mudar a interface em uso na caixa de selecção que se encontra no topo da interface.
As configurações no LanScan são feitas de forma completamente automática e sempre com base nas que estiverem definidas nas interfaces do Mac OS X. Desta forma a sua utilização fica facilitada.
Apesar de ser uma ferramenta com muito potencial, o LanScan apresenta pouca informação face a outras ferramentas com o mesmo propósito. Poderia apresentar mais informação e outros serviços que estivessem associados aos clientes que estejam ligados à rede.
No entanto a sua simplicidade pode ser um trunfo face a essas mesmas ferramentas concorrentes. Para quem apenas pretende saber que clientes estão na vossa rede, qual o seu mac e o nome do fabricante esta é a ferramenta ideal.