Nos últimos tempos temos trazido ao Pplware alguns artigos que visam a introdução de uma nova categoria de conteúdos na área dos circuitos digitais. Começamos pela apresentação dos sistemas de numeração Decimal, Binário, Octal e Hexadecima e também por ensinar como converter de decimal para binário, Octal e Hexadecimal.
Também já apresentamos o fantástico Logisim, para PC, que permite criar e simular circuitos lógicos mas também há o EveryCircuit e o ElectroDroid para Android.
Hoje vamos conhecer o KiCAD, uma aplicação para criar esquemas profissionais e circuitos impressos.
O KiCAD é um software opensource da categoria EDA (Electronic design automation), para criação de esquemas profissionais sofisticados e circuitos impressos (PCB) com até 16 camadas. Este software tem suporte para Windows, Linux e MacOS e é disponibilizado sob a licença GPLv2.
Este software foi desenvolvido inicialmente por Jean-Pierre Charras, em 2007, um investigador da área da Engenharia Electrónica. O KiCAD tem recebido algumas interessantes e importantes actualizações, que fazem deste software uma óptima solução para projectos nesta área.
Este software está actualmente organizado em 4 partes:
- Eeschema – Editor de esquemas
- Cvpcb – Selector de componentes usados directamente na placa de circuito impresso.
- Pcbnew – EditorPCB com suporte para visualização 3D
- Gerbview – Visualizador de documentos Gerber (fotoplotagem)
Como instalar o KiCad no Ubuntu e derivados?
Para instalar o KiCad no Ubuntu, basta seguir os seguintes passos:
1) Instalar KiCad
sudo apt-get install kicad kicad-doc-en
2) Para abrir o kicad, basta executar o seguinte comando:
Kicad
Este software é sem duvida muito interessante. Para quem não conhecia, pode aceder aqui ao manual de referência ou ver aqui alguns vídeos.