Há muito tempo que não se ouvia de falar de jailbreak no iOS e no iPhone. A Apple tem sabido manter bloqueado o seu sistema e conseguido corrigir rapidamente as falhas que o afetam. Por isso, esta parecia quase uma missão impossível.
Foi neste cenário pessimista que agora surgiram boas notícias. Está finalmente descoberta uma forma de contornar a segurança da Apple e fazer jailbreak ao iOS 12.4, a mais recente versão do sistema do iPhone. O mais curioso é que a falha explorada foi criada pela Apple.
Chegou o jailbreak para o iOS 12.4 do iPhone
Foi o já bem conhecido investigador de segurança Pwn20wnd que anunciou e lançou a nova versão da sua ferramenta de jailbreak. Esta tem a capacidade de explorar vulnerabilidades em várias versões do iOS. Curiosamente, estas são todas da família 12 do iOS, com exceção do 12.3.
Esta consegue ser usada em todos os iPhone lançados nos últimos anos, dando assim uma liberdade grande. Inicialmente os mais recentes modelos de 2018 estavam excluídos, mas o suporte foi criado e este funciona já de forma quase completa. O evoluir da ferramenta trará ainda mais suporte para estes modelos.
A culpa é toda da Apple e do novo iOS
Aparentemente este novo jailbreak surge de uma alteração feita pela Apple no iOS 12.4. Está a ser explorada uma falha de segurança neste sistema que assim permite contornar o sistema e dar acesso a áreas reservadas.
O mais curioso é que resulta da remoção de uma correção de segurança detetada e aplicada no iOS 12.3. Assim, ao remover esta correção na nova versão, a Apple acabou por criar as condições para que o jailbreak exista e seja explorado.
Hey @Pwn20wnd, I think you broke a speed record with this latest private update 😛 pic.twitter.com/H16smEdBi2
— Sammy Guichelaar (@SammyGuichelaar) 19 de agosto de 2019
Uma falha de segurança que coloca em risco os utilizadores
A mesma falha que permite o jailbreak nesta versão tem também um efeito negativo. Está a deixar vulneráveis os utilizadores e a permitir que estes possam ser atacados remotamente. É natural que a Apple corrija muito em breve este problema, trazendo assim a esperada solução.
Este foi um passo importante para a comunidade que se dedica ao jailbreak. O acaso de uma falha da Apple acabou por trazer a liberdade ao iOS e ao iPhone. Resta agora saber quanto tempo vai estar disponível e como vai ser aceite por todos os utilizadores.