Uma das experiências que gosto particularmente, é estar tranquilamente numa esplanada ou num local aprazível a navegar. Gosto de escrever e de cultivar a paixão pela informática sem estar entre paredes. As redes wifi que gravitam em torno de nós, são facilmente captadas pelos nossos computadores e podemos ligar-nos a algumas. Assim estamos ligados ao mundo via Internet e podemos usufruir do manancial que ela nos oferece. No Windows uso o NetStumbler para detectar as redes sem fios e saber um pouco mais sobre as mesmas, principalmente porque muitas estão abertas.
No Mac OS X necessitava de algo idêntico e encontrei o iStumbler.
O iStumbler é uma ferramenta, open source, que permite pesquisar redes sem fio compatíveis com o AirPort. Até encontramos mesmo redes bluetooth e inclusive dispositivos GPS. Esta última versão, permite já detectar serviços de rede Bonjour.
O iStumbler permite ao utilizador, visualizar o sinal da rede propagado, que tipo de chave está a usar (se não estiver aberta) e a intensidade do sinal detectado. Pode saber qual o nível de ruido, a frequência, canal, nome da rede, Mac Address, etc.
Esta informação é útil, pois podemos adaptar a nossa utilização, conforme a rede que esteja ao nosso alcance. Para quem tem routers ZON (não sei se outros ISP também fazem) poderá reparar que este, além de o servir, dando-lhe o sinal contratado, propaga também sinal para os serviços HotSpot da Zon. Há dias numa ameaça de que ia embora da Zon, recebi “créditos” para navegar nesses HotSpots, então o meu leque de possibilidades cresceu exponencialmente, evitando que tenha de gastar o trafego da Pen de Internet.
As informações que conseguimos receber, através deste utilitário, ajudam a compreender o meio onde nos situamos, em termos de sinal de Internet sem fios.
Esta ferramenta é um autêntico canivete suíço para informação directa sobre as redes sem fios. Tem uma série de funções básicas e outras mais “avançadas” que extrapolam até a legalidade. Dessas falaremos um dia, a título meramente académico.
Artigos relacionados: