Estou numa viagem de comboio de Lisboa para Aveiro e muita companhia me está a fazer o iPod Nano que tive de raptar à minha esposa. O pior foi ontem à noite quando tive de “refazer” a colectânia que ele continha. Retirar toda a musica lamecha que ela ouve (e está no seu direito) e meter a minha musica de eterno inconformado. Foram mais de 2 horas e passei grande parte a tentar utilizar a ferramenta disponibilizada pelos srs da Apple. Felizmente o pplware é um manancial de ferramentas úteis e o YumiPod fez milagres.
O que me leva a escrever este post não é vangloriar o que não necessita de publicidade, mas sim mostrar-vos uma ferramenta que descobri e que irá ser muito útil para quem tem um iPod Shuffle (estou à espera do meu que vem de Macau e por isso valores mais altos me movem!). E a ferramenta em causa chama-se iPod Shuffle Database Builder e irá permitir usar o vosso Shuffle como se mais uma pen USB fosse, ou seja, drag and drop de mp3’s. O problema encontrado em utilizar o Suffle desta forma é simples. Depois de tudo devidamente arrastadinho e copiado o iPod não acha as vossas musicas. E isso porquê? Simples, porque ele necessita de gerar a BD com os mp3 que lá colocaram. E é para isto que esta ferramenta serve, para vos gerar a BD convenientemente.
Os benefícios da utilização desta ferramenta são os seguinte:
- Deixamos de estar dependentes do iTunes, ml_ipod ou GNUpod. Basta copiar os MP3 para o teu iPod e utilizar esta ferramenta de 8k.
- Deixamos de estar presos às directorias standard (/iPod_Control/Music) para guardarmos a nossa musica. Podemos criar o nosso esquema de directorias para guardar o nosso som. É o teu iPod, são as tuas regras [onde é que eu já ouvi este chavão!!].
- Podemos usar o nosso iPod em qualquer PC para colocar/remover musicas.
- A BD que o iTunes cria é deixada intacta e por isso podemos sempre voltar ao iTunes [não me parece que isso vá acontecer].
- Ao não utilizarmos a directoria iPod_Control para colocarmos as nossas musicas, ao ligarmos o iPod ao iTunes [mas isto vai mesmo acontecer?? ] não vamos ter a desagradável surpresa de ao sincronizarmos o iPod perdermos os nossos MP3′ porque ele se lembrou de apagar tudo sem perguntar nada.
- O Database Builder usa um algoritmo sofisticado e supostamente muito inteligente para fazer o shuffle (denominado de smart shuffle) que organiza as nossas musicas de forma mais uniforme.
Uma das vantagens imediatas deste software e que a mim me cativou, para além das mencionadas acima, tem a ver com o facto de ser transversal aos principais sistemas operativos (e refiro-me a Windows, Lunix e Mac [que na realidade é um Linux, mas enfim!]). Isto advém do facto de ter sido desenvolvido em duas linguagens comuns a estes SO’s. Falo do bravo C e do Pyton. Na verdade a versão em C foi desenvolvida a pensar nos utilizadores do Windows.
A principal diferença entre as duas versões do software é que a versão desenvolvida em C não possui o algoritmo de optimização de Shuffle (o smart shuffle). Assim, os utilizadores do Windows que pretendam utilizar todas as potencialidades do Database Builder devem instalar o Pyton, pelo menos a versão 2.2. Nos utilizadores dos restantes SO’s o Pyton deve vir instalados por omissão e é de simples utilização.
Chamo a vossa atenção para o facto de a versão Pyton deste software não ter o normal ambiente gráfico que todos tanto gostam.
O modo de utilização do Database Builder é relativamente simples.
- Ligue o seu iPod ao iTunes, ou seja, dê-lhe um nome e active a opção “usage as a mass storage device. Isto é necessário porque o iPod shuffle, apesar de não usar a BD do iTunes, vai sempre procura-la. Neste passo não é necessário copiar nada para o iPod, apenas devem garantir que uma directoria (ou mesmo subdirectoria) com o nome iPod_Control, que não deverá estar visivel, existe na raiz do iPod. Podem inclusive apagar a directoria Music (que se encontra dentro de iPod_Control).
- De seguida copiem os vossos MP3 de eleição para o iPod. Usem os nomes que quiserem, e coloquem-nos nas directorias que quiserem. Apenas tenham o cuidado em usar nome não muito compridos (o caminho total não deve exceder os 256 caracteres).
- Coloquem o ficheiro rebuild_db.py na raiz do “disco” iPod e executem-no. Um duplo click deve ser suficiente. Caso não consigam devem abrir uma janela terminal e navegar até à raiz do vosso iPod e executem o script à mão, usando o comando python rebuild_db.py. O software vai percorrer o iPod pesquisando ficheiros de musica. Vai ainda criar um ficheiro chamado rebuild_db.log.txt, que contem o resultado da execução do script. Abram-no e verifiquem que não aparece qualquer mensagem de erro. Se assim for tudo correu bem.
- Finalmente, desliguem o iPod shuffle do PC. Atenção que o devem fazer da forma correcta, ou seja, utilizando o icon safe removal of devices que se encontra no System Tray [Windows], O botão de eject do Finder [Mac OS], ou efectuando o unmount [Linux/BSD].
O próximo passo é talvez o mais interessante. Comecem a ouvir a musica do vosso iPod Shuffel e gozem-na!!
Caso mais tarde pretendam adicionar/remover musicas recuem ao passo 2 e executem o processo.
Volto a indicar que este software apenas deve ser utilizado no iPod Shuffel e que os mp3’s que utilizarem devem ser obtidos de forma legal o suficiente para que não vos traga chatices mais tarde!
E deixo aqui os meus agradecimentos às Metric que tão boa musica vieram a tocar durante a viagem.