Pplware

iPod: Erros e freezes, como os corrigir

São vários os pedidos de ajuda que recebemos para resolver problemas nos iPods. Desta feita vamos dar a conhecer uma lista de truques e dicas para solucionar alguns problemas que ocorrem nos Music players da Apple.

Se souberem de mais algumas ou algo mais para completar as que apresento, estejam à vontade.

Os iPod podem ser comparados a pequenos computadores que, felizmente, não correm Windows. Ainda assim, tendem a ter apresentar erros de execução de vez em quando. Na maioria dos casos ele “congela”, bloqueia no modo de disco ou mostra erros que não são comuns (como ícones que não era suposto aparecerem).

Muitas vezes, um simples reboot será suficiente. Infelizmente, a Apple decidiu não incluir um botão de Reset, o que significa que este reboot tem de ser feito através uma combinação específica de botões no iPod. Se um iPod, modelo relativamente recente “congelar” ou mostrar uma mensagem de erro, faça o seguinte: Comute o interruptor de Hold para as posições on e off (faça-o deslizar para Hold e depois de volta à posição off). Carregue e mantenha pressionados os botões Menu e Select até que apareça o logótipo Apple, cerca de 6 a 10 segundos. Pode ser necessário repetir este passo.

Alguns utilizadores indicaram que este método não funcionou, o iPod manteve-se “congelado” ou continuou a apresentar mensagens de erro. Estes utilizadores tiveram sucesso efectuando um reset ao iPod, do seguinte modo:

Comute o interruptor de Hold para as posições on e off (faça-o deslizar para Hold e depois de volta à posição off). Carregue e mantenha pressionados os botões Menu e o botão do meio até que apareça o logótipo Apple, cerca de 6 a 10 segundos. Pode ser necessário repetir este passo.

Utilizadores com iPod’s mais antigos deverão efectuar o seguinte:

Comute o interruptor de Hold para as posições on e off (faça-o deslizar para Hold e depois de volta à posição off). Carregue e mantenha pressionados os botões Play/Pause e Menu até que apareça o logótipo Apple/iPod, cerca de 6 a 10 segundos. Pode ser necessário repetir este passo.

A Apple publicou algumas dicas adicionais a utilizar caso este processo não funcione. Segue abaixo o que é sugerido. Se os passos descritos acima não funcionarem, experimente ligar o iPod à corrente eléctrica ou ligue o iPod ao seu computador. Garanta que o computador está ligado e que não se irá desligar. De seguida repita os passos descritos acima. Se ainda assim não conseguir efectuar um reset ao seu iPod, use um dedo de uma das mãos para carregar no botão do centro (Select) e outro dedo da outra mão para carregar no botão Menu.

Quando se efectua um reset a iPod toda a música e ficheiros são salvos, mas alguns parâmetros de configuração podem ser perdidos. A hora e a data são preservadas (desde que o iPod não faça um reset por falta de bateria). Outros parâmetros de configuração, tais como Bookmarks, On-The-Go Playlists, tempo de retro-iluminação e por ai fora são mantidos com os valores da última vez que o iPod foi ligado com sucesso.

Homepage: Apple Support

Exit mobile version