Quando se fala em insegurança no segmento dos dispositivos móveis não é comum incluir-se a Apple! No entanto, há agora informações que os iPhones, até com o atual iOS 12, estiveram vulneráveis durante vários meses.
A descoberta pertence à rival Google, em concreto à sua equipa de investigação de segurança do Project Zero.
Investigadores do Project Zero da Google revelaram esta quinta-feira que descobriram vários sites maliciosos capazes de roubar informações dos utilizadores dos iPhones. Segundo as informações, o “esquema” estava montado há já 30 meses, mas só foi descoberto agora em janeiro de 2019. Após acederem a esses sites maliciosos, os utilizadores eram levados a instalar um software que comprometia a segurança do iPhone. Da lista de equipamentos comprometidos há desde iPhone 5s até ao iPhone X.
Google descobriu 14 vulnerabilidades nos iPhones
Depois de instalado o software maligno, os piratas informáticos obtinham informação sobre a localização do iPhone, passwords, conversas do WhatsApp, Telegram e iMessage, assim como a lista de contactos e até e-mails.
Segundo a equipa de investigação da Google, no total, foram exploradas 14 vulnerabilidades neste ataque ao sistema operativo móvel da gigante de Cupertino. A Apple já lançou uma atualização de segurança para resolver vulnerabilidades. Nesse sentido, para estar seguro, é fundamental que atualize já o seu iPhone!
A Google deu a conhecer à Apple tais vulnerabilidades a 1 de fevereiro tendo a empresa da maçã lançado o iOS 12.1.4 no dia 7 de fevereiro. Esta versão chegou com a descrição que era para resolver problemas associados ao Facetime.
Não há qualquer informação sobre o impacto de tais vulnerabilidades registadas nos iPhones com o iOS 12.