Pplware

iPhone XR – o novo fracasso da Apple?

Foi em setembro que a Apple apresentou os seus novos iPhones, três modelos semelhantes no design, mas todos diferentes nas suas particularidades. Foram eles os iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR.

Se os iPhone XS e XS Max estão claramente posicionados no topo, o iPhone XR pretendia ser uma opção mais acessível (mas pouco) e talvez esta não tenha sido a decisão mais acertada. A Apple já terá cancelado boa parte da produção das unidades inicialmente previstas.


O iPhone XR foi lançado como uma proposta mais acessível, dirigida aos utilizadores mais jovens, com várias cores disponíveis e com um ecrã de tamanho generoso de 6,1 polegadas. O processador A12 Bionic, a tecnologia Face ID e toda a integração ao ecossistema Apple, são os grandes trunfos, mas o que há além disso, parece não ter conquistado os potenciais compradores.

Com data para chegar ao mercado mais tarde que os modelos XS, o iPhone XR viu os seus prazos de entrega serem reduzidos depois das pré-encomendas iniciadas no início do mês de outubro. Por outras palavras, esta aceleração poderá indicar uma procura mais fraca do que o esperado.

Mas há mais. Segundo o The Wall Street Journal, que cita fontes próximas da Apple, escreve que a produção do iPhone XR foi reduzida de forma substancial.

Um caso de insucesso ou expectativas demasiado altas?

Das cerca de 70 milhões de unidades solicitadas inicialmente aos vários fornecedores, numa fase inicial, a Apple terá pedido uma redução de cerca de um terço deste valor, no decorrer do mês passado. Na semana passada volta a ser dada indicação para redução da produção.

Este insucesso do iPhone XR e o cancelamento da produção de muitas unidades previstas pode ainda ser descrito com a situação de algumas empresas inerentes, como é o caso da Foxconn que terá reduzido as horas extras dos trabalhadores, levando a saídas antecipadas, ou das Qorvo e Japan Display que terão revisto em baixa os seus lucros para o trimestre esta semana.

Aquando do lançamento deste modelo, já se questionava o seu sucesso. Apesar de substancialmente mais barato que os modelos XS, ainda se posiciona numa gama de preços bastante elevada, onde a concorrência do mundo Android é capaz de oferecer equipamentos muito melhores.

As câmaras presentes nos Huawei P20 Pro, Galaxy S9, nos próprios Xiaomi Mi 8 ou Google Pixel 2, são alguns dos exemplos que a Apple, com este XR, dificilmente conseguirá superar.

Não podemos esquecer também que o iPhone XR apenas possui um ecrã LCD. Mas não é só o facto de ser LCD, é também por ser um smartphone posicionado numa gama elevada de preços com ecrã de 6,1 polegadas e resolução de 828 x 1792 píxeis (o HD+), algo que já nem a linha lite da Huawei oferece.

| Via


Leia ainda:

Exit mobile version