Depois do evento, vamos ao rescaldo para saber quais vai ser o futuro do iPhone, nomeadamente, o futuro da versão 4.0. Ao todo são mais de 100 novidades, mas as principais são 7, e na verdade são mesmo grandes novidades.
Multitasking
A Apple não é a primeira no multitasking, mas quer ser a melhor, e tentou fazer isto da melhor maneira: sem diminuir a autonomia do iPhone e sem reduzir a performance.
Para isto, eu corro uma aplicação, e em vês de sair e abrir outra aplicação posso simplesmente clicar na tecla home duas vezes. Uma espécie de dock surge em baixo com as aplicações abertas e posso mudar de uma para a outra, sem precisar de ir ao homescreen. O que vai fazer com que estas aplicações corram em background é um conjunto de 7 API’s:
- Background Audio: permite, controlar uma app de música como a Pandora no Lock Screen.
- Voice Over IP: permite controlar as aplicações de VOIP, alterando o tamanho e a cor da barra de status. É excelente pois agora podemos receber chamadas pelo Skype com a aplicação em background.
- Bakground Location: aqui a Apple apresenta uma excelente alternativa para não prejudicar a autonomia. Podemos ter qualquer aplicação aberta e ao mesmo tempo temos o GPS a dar-nos indicações. Mas com o GPS sempre ligado gastamos muita bateria. Então, utilizamos as antenas que nos dão rede GSM para que as aplicações saibam onde estamos. Isto tudo claro, sem utilizar o GPS.
- Push Notifications: não é novidade, mas funciona um pouco como a base do multitasking. Mas o que vem de novo são as local notifications.
- Local Notifications: Estas notificações funcionam como as outras, mas não precisam de utilizar a Internet. Podem ser utilizadas para avisar o utilizador por algum motivo.
- Task Completion: permite fazer upload de ficheiros em background:
- Fast App Switching: não é bem uma forma de multitasking, mas é bastante útil. Podemos, com esta API, guardar um jogo a meio do nível e recomeçar novamente.
Agora um problema do multitasking. Não tem um task manager porque segundo a Apple não precisamos, e o multitasking só vai estar disponível para o iPhone 3GS e para o iPod Touch de 3ª geração. É tudo da parte do multitasking. Outra novidade: Pastas.
Pastas
Em relação às pastas não existe muito a dizer. Podemos agrupar as aplicações que quisermos numa pasta, e podemos também colocar uma pasta na dock. É simples. Além das pastas, podemos também mudar os Wallpapers.
A aplicação do e-mail está agora renovada e mais madura. Podemos agora utilizar duas contas do Exchange e podemos abrir anexos. Duas boas novidades que finalmente chegam a esta aplicação.
iBooks
A mesma aplicação que podemos encontrar no iPad, só que agora está disponível no iPhone. Um leitor de ebooks que vem com o Winnie the Pooh grátis. A dúvida é só uma: Para quando livros em Português?
Enterprise
Basicamente, esta novidade vem com uma API incluída que permite aos developers encriptar os dados das suas aplicações. Para além disto, é possível agora distribuir uma app via wi-fi, e para terminar o SSL VPN é agora suportado.
Game Center
Esta novidade acho que surpreendeu tudo e todos. O Game Center funciona como uma rede social para jogos, onde podemos ter amigos, participar em rankings ou arranjar parceiros para jogos multiplayer.
Mobile Advertising
iAd. Aqui acho que começa a guerra pessoal Google vs Apple. A Google entrou na área dos telemóveis, a Apple entra na área da publicidade.
O iAd funciona de forma simples para os developers, e isso vai trazer benefícios para ambos, mais especificamente 60% para quem faz a aplicação.
Em relação à publicidade, qualquer um pode fazer e vão ser super interactivas ao ponto de funcionar quase como uma aplicação. E agora mais uma para a Adobe: Vão ser feitas em HTML5.
Eu até percebo o objectivo da Apple e acho a ideia bastante interessante mas não vejo nada de útil para o consumidor final neste iAd. Vejo sim uma boa forma para os developers ganharem mais dinheiro.