Pplware

iPhone: Como é que Steve Jobs quase impediu a criação do maior produto da Apple?

Em 1976, Steve Jobs criou a Apple com Steve Wozniak e Ron Wayne acreditando no poder da criatividade humana para resolver os grandes problemas que nos aparecem pela frente. Na semana passada, a Apple tornou-se a primeira empresa a valer um bilião de dólares é em momentos como estes que olhamos para trás e contemplamos o seu legado.

Mais de 40 anos depois da criação da Apple é impossível negar todo o sucesso da empresa, sendo o lançamento do iPhone em 2007, o acontecimento mais marcante de todos. Mas será que Steve Jobs sempre acreditou no smartphone?


Steve Jobs sempre gostou de fazer as coisas à sua maneira e odiava quando regras que restringiam a liberdade eram impostas. Assim, durante muito tempo, Jobs resistiu à ideia de fazer um telemóvel e dizia, sem qualquer problema que “os telemóveis são uma porcaria”.

Na edição de 2005 da famosa conferência de tecnologia All Things Digital, Steve Jobs explicou o seu ponto de vista. O antigo CEO da Apple não estava disposto a deixar que as operadores nos Estados Unidos, como a Verizon ou AT&T, interferissem na criação do seu produto nem achava correto que fossem estas empresas a dizer quais os telemóveis que podiam aceder às suas redes.

Steve Jobs sempre foi uma fonte de inspiração muito poderosa, apoiava boas ideias e desprezava aquelas que eram más. Mas poucos sabem que o iPhone começou como um projeto experimental e só se tornou algo oficial graças à insistência da equipa executiva da Apple, programadores experientes e mestres do hardware.

A equipa executiva tentou convencer o Steve que a criação de um telemóvel era uma ótima ideia para a Apple.

Andy Grignon, Engenheiro na equipa do iPhone

Entrevistas a Steve Jobs revelam que o antigo CEO da Apple não acreditava no potencial do mercado dos telemóveis. Michael Bell, na altura vice-presidente da Apple, terá envidado um email a Steve Jobs a 7 de novembro de 2004 explicando por que é que a Apple devia fazer um telemóvel. Jobs telefonou imediatamente e os dois discutiram durante horas.

Ok, acho que devemos fazê-lo.

Steve Jobs

Eventualmente, Jobs cedeu e o facto de perceber que o smartphones iriam competir com o iPod ajudou bastante. Mas, antes da Apple entrar neste novo mercado, necessitava de criar uma interface gráfica intuitiva e fácil de utilizar; algo que qualquer utilizador fosse capaz de compreender e utilizar.

Jobs permitiu que Scott Forstall, que desempenhou um papel muito importante na criação do iOS recrutasse qualquer pessoa da Apple para participar no projeto. Mas, para além da equipa executiva e destas pessoas, o projeto do iPhone manteve-se um segredo durante muito tempo para o resto da empresa.

O iPhone mudou o mundo em vários aspetos. O ecrã touch transformou-se num padrão para toda a industria, a internet tornou-se portátil e revolucionou as lojas de aplicações. Poucos conhecem esta história mas, até um dos maiores visionários do nosso tempo precisou de ajuda para tomar uma das decisões mais importantes da sua carreira.

Exit mobile version