Todos sabemos que a exposição excessiva e prolongada a ecrãs de TV, smartphones, computadores pode ter efeitos negativos na sua saúde ocular. Nesse sentido, a Apple criou agora uma função na nova versão do iOS que o alerta quando está muito próximo do ecrã.
De acordo com a CUF, hoje em dia, com a evolução tecnológica e a adoção de filtros protetores à generalidade dos ecrãs, já é um mito falar em radiações danosas à saúde. No entanto, expor excessivamente os olhos a aparelhos eletrónicos continua a ser potencialmente prejudicial.
Estes são alguns dos sintomas mais comuns:
- Olhos secos ou lacrimejantes
- Irritação ou comichão nos olhos
- Visão sensível ou intolerância à luz
- Visão turva ou cansada
- Dificuldade de focagem
Nesse sentido, a Apple criou uma nova função para o iPhone. Essa função já está disponível no iOS 17 e pode ser ativada para quem já instalou a versão beta. A nova funcionalidade chama-se “distância do ecrã”, e tem como o nome sugere, o objetivo passa por reduzir o cansaço visual.
Como ativar a nova função no iPhone com iOS 17?
Para ativar esta funcionalidade, basta ir às Definições > Tempo de ecrã e ativar a opção Distância do Ecrã.
Segundo refere a Apple, esta função, que é opcional, foi desenvolvida com o intuito de reduzir o risco de miopia, principalmente em crianças. O objetivo passa por incentivar a hábitos visuais que visem reduzir o cansaço ocular.
A funcionalidade faz uso da câmara TrueDepth, que tem a capacidade de medir a distância entre o ecrã e os olhos do utilizador.
O alerta surge quando o iPhone detetar que está a uma distância de 30 centímetros dos olhos por um período prolongado.
O iOS 17 ainda está em fase beta, podendo ser experimentado em todos os iPhones que têm suporte. A versão final deve ser lançada apenas em setembro.