Um dos grandes focos da Apple na apresentação do iPhone 11 Pro foi a sua qualidade fotográfica. A Apple evoluiu muito nesta área nos últimos anos e este novo equipamento é a prova disso mesmo.
Se a comparação com a concorrência o mostrou de imediato, outros testes surgem e elevam ainda mais esta qualidade. Um vídeo recente compara o iPhone 11 Pro com uma Canon 1DX Mark II. Esta é uma DSLR de 7500 dólares e os resultados vão surpreender mesmo os mais exigentes.
iPhone 11 Pro ou Canon 1DX Mark II?
Este poderia parecer um teste injusto, dada a diferença entre o hardware presente. A Canon 1DX Mark II é uma máquina de topo no que toca à fotografia e a escolha quase óbvia para todos os profissionais do ramo.
Ainda assim, dada a ênfase que a Apple colocou no seu novo iPhone, era um teste que deveria ser feito. É sabido que a qualidade da fotografia no iPhone tem crescido exponencialmente ao longo dos anos. Assim, cada vez mais estes testes se mostram verdadeiros comparativos com resultados próximos.
Foi precisamente isso que o youtuber Matti Haapoja fez ao comparar o iPhone 11 Pro com uma DSLR de 7500 dólares. Surpreendentemente, ou não, os resultados são muito próximos. É de tal forma que muitos não conseguem distinguir as imagens e identificar que equipamento tirou cada uma das fotografias.
A qualidade fotográfica não se distingue
Segundo Matti Haapoja, o segredo do sucesso e desta qualidade do iPhone está no seu sensor, que é muito diferente em tamanho com o que a Canon oferece. Há ainda uma camada muito importante, a do software. Na Apple este está otimizado e eleva a fotografia a outro nível.
Estes dois elementos são a garantia da Apple para o sucesso do iPhone, com resultados finais que surpreendem qualquer um. Os exemplos de imagem que Matti Haapoja apresenta conseguem deixar a dúvida em qualquer pessoa que procure identificar a origem da imagem.
Claro que qualquer uma das imagens apresentadas tem tratamento de pós-produção. Mesmo assim, e sabendo que o formato da Canon é RAW e do iPhone JPG, a diferença é mínima.
O sofware melhora ainda mais o que a Apple criou
Matti Haapoja ressalva que facilmente estas imagens podem ser melhoradas. Basta recorrer a simples aplicações encontradas na App Store. O Focos faz isso de forma simples, recorrendo a toda a metadata existente na imagem.
Isto leva a que possa ser mudado o ponto de foco ou que sejam adicionados elementos à imagem. Podem ainda ser adicionados filtros em várias áreas ou pontos da imagem. O limite é a criatividade do utilizador e a imagem que captaram com o iPhone.
Certamente que não se esperava um resultado tão próximo de dois equipamentos tão diferentes. Sendo a Canon 1DX Mark II um dos marcos do mundo da fotografia, a posição tão próxima do iPhone 11 Pro mostra a qualidade única deste smartphone da Apple.