Gosto de me manter “por dentro” dos assuntos relativos aos dispositivos que utilizo. Vou pesquisar sempre um pouco mais para tentar amenizar o “choque tecnológico”. Além disso, sempre que tenho oportunidade, coloco algumas questões aos “utilizadores experientes” que vou conhecendo.
Há, no entanto, um comportamento estranho (ou não) em muitos desses utilizadores, é uma espécie de visão “tipo funil”… convergem quase todos para o mesmo gargalo: redes sociais. Saltam do Twitter para o Facebook… do Facebook para … bem, que tédio!!!
Haverá quem utilize o iPhone para algo mais?
Aposto que sim e hoje deixo algumas dicas como moeda de troca.
À parte das polémicas, porque não quero saber se o iPhone é melhor ou pior do que a concorrência, descobri que além das funções triviais que o utilizador aprende de imediato, há um vasto leque de pequenos truques interessantes. Conhece-los facilita a utilização do iPhone em muitas situações.
Para isso, fui coleccionando alguns truques que aprendi recentemente. Se souberem de mais alguns, partilhem.
Hoje vou somente deixar…
10 Truques Interessante no iPhone:
1 – Screenshots
Esta é fácil mas ainda assim vou começar pelos screenshots. Para fazer um screenshot no iPhone, o utilizador apenas necessita de, em simultâneo, carregar no botão Home e no botão que adormece/acorda o iPhone (por cima do mesmo). Ouvirá então o característico som de um obturador fotográfico e a imagem será guardada automaticamente na biblioteca de fotografias do iPhone.
2 – Criar ícones de Favoritos para o ecrã do iPhone
Para não ter de clicar no Safari e ter de digitar o endereço do Site e do Fórum do pplware.com, criei ícones para colocar como atalhos favoritos no ecrã do iPhone.
- Abra a sua página favorita que quer ver linkada no ecrã principal
- Agora faça um zoom à imagem que irá representar essa página no ícone
- Clique no Sinal + que encontra em baixo do browser e seleccione o botão Adicionar ao ecrã principal.
4. Escreva o nome desse atalho e clique em cima no botão Adicionar. Pronto, este aparecerá de imediato num ecrã do iPhone.
3 – Movimentar os ícones do ecrã do iPhone
Ao descarregar aplicações e ao criar diversos atalhos para colocar no ecrã do iPhone, as páginas começam a ser muitas e é útil agrupar por categorias os ícones. Foi isso que fiz: nos vários ecrãs de aplicações juntei no primeiro ecrã os que mais uso, no segundo as ferramentas e aplicações mais utilizadas, depois pequenos jogos e atalhos para as minhas páginas… assim sucessivamente. Sei sempre onde está o tal programa que procuro, pela ordem que criei.
Pode movimentar e esquematizar essa organização com o iTunes, depois liga o iPhone e este é sincronizado, mexendo na disposição dos ícones conforma o que fez no iTunes. Mas esse é o modo online, com o Itunes e o iPhone em sincronismo.
Manualmente se clicar no ícone Telefone mais de 3 segundos, verá que todos os ícones começam a tremer. Apresentam ainda no canto superior direito um x dentro de uma circunferência. Esse x permite apagar a aplicação ou atalho do nosso iPhone. Com eles a tremer pode alterar a sua posição arrastando-os com o dedo para o ecrã que entender.
Clique no botão Home para tudo voltar ao normal.
4 – Voltar ao topo de imediato no Safari
Quando estamos a navegar numa página, esta pode ser extensa e fazer deslocar na vertical o ecrã. Ao navegar pelo seu conteúdo podemos ter de fazer “rolar” o ecrã bastante para o fundo das páginas. Para voltar ao topo do browser, ou ficamos ali a rolar até chegar o inicio ou simplesmente damos 2 toques na barra de status do Safari e este automaticamente chama a página para o inicio. Numa fracção de segundo estamos no topo.
5 – Acrescentar rapidamente sufixos aos domínios da Internet.
Quanto mais simples for a utilização do teclado, mais rápido e prático de torna. Claro que o teclado do iPhone é interessante, mas não deixa de ser no ecrã e perder capacidades quando comparado com um teclado fisico, isso torna-o mais lento ao manipular a escrita.
Para isso a Apple colocou alguns atalhos para tentar poupar tempo de escrita. Nalgumas teclas pode deixar o dedo dois segundos e verá mais opções do que aquela que está representada (é o caso dos acentos). É também o caso dos sufixos dos domínios. Uns são .com outros .net e os nossos .pt. Mais vale clicar e rapidamente ter o endereço completo.
6 – Guardar imagens das páginas web e do mail
Uma função muito interessante, que até há bem pouco eu desconhecia, é podermos facilmente guardar uma imagem que estamos a ver na Internet, ou que tenhamos recebido no correio electrónico.
É muito simples: basta em cima da imagem deixar o dedo mais de 2 segundos e aparece-nos as opções Guardar imagem e Copiar.
Depois podem encontrar a imagem no Rolo da câmara… no local do costume.
7 – Active o Modo de Voo quando sincroniza
Quando passamos grandes quantidades de dados para o iPhone, via iTunes, o processo é demorado, como não poderia deixar de o ser. Se este processo for interrompido pela chegada de uma chamada o processo de sincronização terá de começar de novo… o que é uma maçada. Para que isso não aconteça, coloque o iPhone em Modo de Voo, assim não será despoletada qualquer chamada, mas as funcionalidades de sincronização do dispositivo estarão ligadas.
8 – Silenciar e/ou rejeitar o toque de uma chamada
Num telefone convencional, podemos rejeitar uma chamada clicando no botão “telefone vermelho”. No iPhone isso não é assim que acontece se ele estiver guardado no bolso. Para o “calar” quando este estiver a tocar (e continuar a chamar mas em silêncio) clicamos no botão “adormecer” em cima do telefone uma vez. Para rejeitar a chamada clicamos em cima no botão adormecer duas vezes.
9 – Controlo por voz
Esta funcionalidade, se estivesse bem afinada, será de extrema utilidade. Digo se estivesse porque a mim ela pouco decifra… pronto, algumas vezes até acerta!!! Tenho de treinar mais.
Além de contactos, esta função pode correr comandos como play ou pause para gerir o player, entre outras pequenas pérolas que nos ajudam quando vamos a conduzir. Deixem o dedo na tecla home mais de 3 segundos e usem a voz para ordenar acções no leitor de música ou para chamar contactos. Reparei que funciona melhor quando temos o auricular ligado ao iPhone.
10 – Comandos com auscultadores do iPhone
Os auscultadores do iPhone têm a particularidade de permitir o acesso mãos livres ao telefone, útil quando vamos a conduzir, mas permite simultaneamente outras funções igualmente interessantes:
- Chamada do Controlo de voz – Premir sem soltar 3 segundos e podemos dar comandos de voz
- Controlo de chamada – No centro do dispositivo de comando e microfone pode atender uma chamada, premindo uma só vez o botão central do dispositivo. O mesmo botão permite desligar a chamada.
- Volume dos auscultadores – Em cada extremidade do dispositivo de comando e microfone, existente no auscultador direito, existem botões que permitem aumentar ou diminuir o volume.
- Função Pausa do player – Pode clicar no botão do meio no dispositivo de comando e microfone para que a música fique em pausa, retomando com novo clique.
- Função Avançar Música – Para passar à próxima música, dois cliques no centro do dispositivo de comando e microfone.
- Função Recusar Música – Para voltar à música anterior dê 3 cliques no centro do dispositivo de comando e microfone.
O próximo sumário de funções será sobre recuperação de crashes e freezes do iPhone, embora tenhamos já aqui alinhavado algumas comuns aos dispositivos Apple.
Bom, depois deste compêndio fiquei com sede, acho que uma loirinha vinha mesmo a calhar.