Todos os sistemas operativos vêm munidos de um conjunto de aplicações base para que possam ser usados imediatamente pelos utilizadores. São aplicações consideradas essenciais que cobrem desde o browser até ao editor de texto, passando pela aplicação de imagem.
Curiosamente o OS X quando foi lançado pela primeira vez, em 1984, tinha na sua lista de aplicações uma que permitia criarem imagens, à semelhança do Paint do Windows. Com o evoluir deste sistema operativo esta aplicação foi removida e hoje não existe uma aplicação nativa para criarmos imagens ou desenhos.
O iPaint, nome sugestivo, vem trazer de volta ao OS X uma aplicação básica e essencial em qualquer sistema operativo.
Com esta aplicação podem criar desenhos ou alterar imagens que tenham no vosso Mac, com a mesma simplicidade que é oferecida em aplicações similares e nativas de outros sistemas operativos.
O iPaint tem como base uma outra aplicação, o PaintBrush, que foi entretanto descontinuada pelo seu criador e que há mais de um ano que não é actualizada. Por ser OpenSource, foi criada uma ramificação e surgiu o iPaint.
Apesar de limitado nas suas funções, quando comparado com outras aplicações mais pesadas e algumas até comerciais, o iPaint cumpre na integra com o que se pretende de uma aplicação destas.
Simples de usar e com uma interface descomplicada, o iPaint permite que editem qualquer imagem ou que criem novas a partir de uma tela branca.
A barra lateral, que pode ser colocada em qualquer local do vosso Ambiente de Trabalho, sem estar presa a qualquer janela, alberga as ferramentas que estão disponíveis.
Podem usar o lápis, a borracha, introduzir texto, usar a bomba de cor, recortar ou criar linhas (direitas ou curvas). As caixas estão também presentes e podem ser usadas as duas formas disponíveis.
Basta que abram uma imagem existente ou que criem uma tela branca com as dimensões pretendidas. O iPaint tem disponível algumas medidas standard, mas podem criar as telas com as dimensões que pretenderem.
O iPaint tem disponíveis algumas opções adicionais, acessíveis pelos menus da aplicação e salientamos a possibilidade de rodar a imagem horizontalmente ou verticalmente.
As opções do iPant são muito reduzidas e limitam-se à verificação da existência de actualizações ou a activação de funções de teste, relacionadas com a melhoria da visualização dos pixéis e do auto smoothing.
Se necessitam de uma aplicação simples e sem complicações para criarem imagens e não querem ouvir falar em suites de edição caras a complexas esta pode bem ser uma solução simples para terem no vosso OS X.
Usem o iPaint e dêem largas à vossa imaginação. Criem, alterem ou melhorem as vossas imagens sem terem de aprender a trabalhar com ferramentas muito complexas e de não vão usar mais de 10% das funções.