O iPad é um equipamento sem paralelo no mercado dos tablets. Não são só as características técnicas que a Apple fez questão em colocar mas também pelas suas características estruturais que o distinguem de outros tablets existentes neste segmento.
São muitos os locais onde actualmente já se vê o iPad como ferramenta de trabalho. Em hospitais, que o utilizam com informação sensível, empresas de construção Civil que o levam para o terreno, bancos onde cada iPad é um agente financeiro e até nos aviões, onde a informação não admite erros. A Boeing tem testado um iPad para ver como ele reage a uma descompressão rápida.
Existem cada vez mais empresas de aviação a utilizar o iPad como equipamento de informação sobre elementos de navegação.
A Alaska Airlines deu a conhecer que cada vez mais usam menos papel na cabine de pilotagem e mais o iPad. Segundo informações, distribuiram um iPad por cada piloto, com o intuito de reduzir o peso dos pesados manuais e outros livros de informação sobre o voo… eventualmente diminuindo também o consumo de combustível, o que se traduz numa poupança.
Agora toda a informação que é digitalizada e armazenada no iPad do piloto, passando assim uma grande responsabilidade para o iPad.
Mas então quais são os testes que a Boeing tem realizado?
A Boeing está a testar o comportamento do iPad numa descompressão rápida. Normalmente, se estivermos a voar acima dos 10.000 pés temos de estar numa cabine de voo com ar respirável, isto porque seria impossível, sem isso ,qualquer ser humano respirar. Isto é chamado de pressurização da cabina.
Durante o voo, em caso de acidente, se uma porta for aberta (ou um cenário mais complicado), haverá uma descompressão rápida. De acordo com os testes, um iPad pode sobreviver a isso! Mas e nós passageiros desse fatídico voo?
Se o piloto não controlar o avião e o levar abaixo dos 10.000 pés, então nós seremos arrastados também para fora do avião…a pressão será mortal e somos sugados para fora.
Ok, de nada servirá um iPad a funcionar, até porque as almas não têm como usar o multi-toque. Mas numa situação de descompressão rápida, o piloto pode controlar o avião e ter todo o apoio de um iPad para se servir da informação lá contida.
Actualmente são já muitas companhias aéreas que têm informação vital dentro dos iPads e dele depende o piloto que é quem pode levar muitas almas para chão seguro. [via TechHamlet]