Pplware

iOS AR – Uma ideia do que poderia ser o novo iOS 12 da Apple

Todos os anos temos a incógnita sobre o que a Apple irá apresentar de novo no iOS. Da última vez foram mais de 100 novidades apresentadas, que vieram trazer uma usabilidade nova nos produtos da empresa. Este ano, com o lançamento do iOS 12, os utilizadores esperam e anseiam por funcionalidades que ainda estão em falta.

Para perceber como seria o cenário “hipotético” de um sistema moderno e com uma visão futurista, são lançadas no mercado imagens de conceito que poderão, algumas, fazer parte de uma realidade próxima. Vamos conhecer mais alguns exemplos com este iOS AR.


iOS 11… o presente

Na versão 11 do iOS a Apple revolucionou este sistema operativo e introduziu várias novidades que permitem usar o iPhone e o iPad com mais qualidade. Houve uma aproximação clara dos dispositivos móveis aos computadores da marca, uma integração muito maior do sistema operativo aos acessórios lançados recentemente e ganhou sem dúvida o ecossistema.

Deixamos algumas imagens que mostram uma uniformização com o look & feel Apple:

 

iOS AR… será assim o futuro?

Podemos assumir que no iOS 12 essa evolução será ainda mais marcante quando estão em desenvolvimento ferramentas modernas com suporte para a Realidade Aumentada e Realidade Virtual. A própria Apple fez saber que é por esse caminho que tem traçado a evolução dos seus sistemas. Mas como será esta nova realidade do iOS?

No vídeo podemos ver um novo conceito de “iOS AR” que inclui Notificações Inteligentes, Siri Sight, um novo Centro de Controlo, novos gestos, uma app profissional para a câmara e muito mais.

 

O conceito foi projetado por Michael Calcada, aluno do quarto ano do programa de design gráfico York & Sheridan.

 

O conceito passa por adicionar realidade aumentada ao ecrã inicial, redesenhar a experiência de notificação, adicionar personalização e melhorar o centro de controlo. Igualmente são projetadas correções em vários outros pontos de integração do iOS com o macOS, por exemplo.

 

Estes foram alguns dos pontos sugeridos neste conceito:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em resumo…

Estes são apenas alguns reparos, algumas sugestões de tudo o que pode ser incluído na futura versão do iOS 12 que a Apple irá apresentar já no próximo dia 4 de junho no evento WWDC. Claramente que muitas delas nunca serão incluídas, pelo menos da forma como foram imaginadas nestas imagens de conceito.

Como é normal, a Apple tem o seu próprio caderno de encargos onde respeita quer a usabilidade dos equipamentos, quer a interação num amplo leque de acessórios que a marca comercializa. Isso leva-nos a acreditar que além das alterações no iOS, todos os outros sistemas operativos, como o watchOS, tvOS, macOS e mesmo o audioOS seguirão o mesmo traço gráfico e funcional.

Exit mobile version