Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Lançado oficialmente no passado dia 17 de Setembro, o mais recente sistema operativo da Apple, o iOS 8, conquistou já a preferência da grande maioria dos utilizadores.
Mais de metade dos iDevices possuem já uma das versões 8 que chegaram ao mercado. A Apple tem optimizado esta versão e ainda ontem lançou o iOS 8.1.2.
Passados dois meses do seu lançamento e segundo afirmações da Apple, a partir da sua página oficial, o sistema operativo iOS 8 terá conquistado já uma grande parte dos utilizadores de dispositivos Apple, estando actualmente o sistema operativo instalado em cerca de 63% dos dispositivos.
Com a ajuda da empresa de análise de dados, MixPanel, a Apple conseguiu apurar até ao dia 8 de Dezembro um crescimento de 11% face à última recolha efectuada no dia 27 de Outubro de 2014. Assim, combinados, estes números mostram que a utilização está nuns impressionantes 63,94%.
No entanto, os resultados nem sempre foram estes, pois devido ao facto deste novo sistema operativo ter sido lançado com uma série de erros graves e também devido ao facto dos utilizadores serem obrigados a ter alguns gigas livres de espaço disponível para fazer a actualização, fez com que nas três primeiras semanas após o seu lançamento, o iOS 8 conseguisse apenas conquistar cerca de 47% dos utilizadores.
A empresa foi muito inteligente, não só por ter lançado rapidamente várias correcções como também pelo facto de ter iniciado uma campanha de incentivo à actualização via iTunes.
Posto isto, depois do lançamento oficial a empresa já lançou 3 actualizações, a versão 8.1. a versão 8.1.1 e a versão 8.1.2 que foi apresentada ontem e que traz novas correcções, tornando o iOS 8 num sistema com uma excelente estabilidade.
Quanto ao seu antecessor, o iOS 7, a sua utilização tem caído a olhos vistos, de 43% em Outubro e para 33% a 8 de Dezembro.
Com o objectivo de melhorar a sua mais recente versão, a Apple continua a desenvolver uma nova actualização, que deverá ser a versão 8.2 e que neste momento já se encontra em fase de testes. Com certeza que num futuro próximo teremos novidades muito interessantes quanto a esta nova versão.