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iOS 13 vai forçar correção da direção do olhar dos utilizadores no FaceTime

Será em setembro que a Apple dará a conhecer ao mundo as versões finais dos seus novos sistemas operativos. Estas vão ter novidades em vários campos, com algumas a serem muito discretas, mas de importância elevada.

Com a terceira versão beta agora lançada, surgiu uma nova funcionalidade que vale a pena destacar. Nas chamadas FaceTime, o iOS 13 vai passar a corrigir o foco dos utilizadores. Estes passam a olhar para o seu interlocutor, de forma virtual.


Chamadas FaceTime têm uma novidade da Apple

Esta novidade, de nome Facetime Attention Correction, surgiu agora com a atual versão de testes do iOS. Pretende ser um processo automático e no qual o utilizador não vai ter intervenção.

O que ela faz é, de forma artificial, apontar o foco do olhar do utilizador de uma chamada FaceTime para o seu destinatário. Em vez de estar, como é normal, a olhar para a zona inferior do ecrã, ela vai corrigir e apontar o olhar para o centro do ecrã. Desta forma, cria uma ideia de que este está mesmo a olhar para o destinatário.

O ARKit vai mudar o foco do olhar

Descoberta e revelada por Mike Rundle, sabe-se que está já a ser usada no iPhone XS e XS Max. Por ser algo que nem todos possam querer usar, o Facetime Attention Correction pode ser ativado ou desativado nas configurações do FaceTime.

Para o conseguir fazer, o iOS vai recorrer ao ARKit para fazer manipulação da imagem do utilizador. De forma discreta e sem alteração da imagem, os olhos deste são alterados e colocados a olhar para a câmara do iPhone. Assim, é dada a noção de estar a olhar nos olhos do seu interlocutor.

A Apple melhora assim o iPhone

Não se sabe se esta funcionalidade será alargada a outros modelos. Não se sabe também se será ativada quando estiverem a ser feitas chamadas FaceTime de grupo. Por agora está ainda limitada e, aparentemente, em testes.

Com uma nova versão beta, agora pública, a chegar dentro de dias, deverá ser possível ver o Facetime Attention Correction a funcionar de forma mais alargada. Este é um excelente exemplo de uma utilização do ARKit. De forma discreta altera a percepção de elementos reais, para proveito do utilizador.

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