Quando apresentou o iOS 12, a Apple deixou algumas surpresas para os utilizadores descobrirem e irem, ao longo do tempo, aprenderem a usá-las. Uma delas, associada ao iMessage, está agra a causar problemas graves aos utilizadores.
Algo que não se esperava está a acontecer, levando a que mensagens enviadas pelo iMessage para um utilizador acabem no iPhone de outros. As queixas são já muitas e provavelmente não vai haver uma solução em breve da Apple.
Esta nova funcionalidade não foi anunciada pela Apple e muitos parecem desconhecer a sua existência. A idea que a criou é inteligente e útil para os utilizadores do iOS, que passariam a ver as suas mensagens trocadas com um contacto, agrupadas e organizadas cronologicamente. Estas mensagens poderiam vir de várias fontes ou de vários números, desde que associadas a um Apple ID.
O problema é que aparentemente as mensagens estão agora a ser entregues a contactos onde não eram esperadas, existindo sempre um grau de parentesco ou proximidade entre estes contactos. Existem maridos a receber mensagens destinadas às suas esposas ou filhos a receber mensagens destinadas aos seus pais.
@AppleSupport iOS 12 sucks. Our text messages are all screwed up. My sons are coming through as my husband and vice versa. My mom texts me and it goes to my husband or sons phone. Also we see each other’s phone call history. WTH is going on?!
— sabrina98ucf (@sabrina98ucf) September 30, 2018
Para além destas queixas das mensagens entregues às pessoas erradas, está ainda presente o problema destas mensagens serem fundidas com outras, de contactos que não estão presentes no iPhone e que não podem ser depois desassociadas.
As queixas são já muitas e estão a ter eco no fórum de suporte da Apple, onde os utilizadores procuram encontrar respostas e soluções para este problema, algo que ainda não foi possível de obter.
https://twitter.com/jbdmurphy/status/1046472603110641672
Algo que parece ser comum a todos os utilizadores e que será a causa do problema é o facto destes estarem a partilhar um Apple ID. É desta forma que se entende a proximidade entre o destinatário das mensagens e quem realmente as recebe.
A Apple, num suporte prestado a um utilizador referiu que esta será a razão para este comportamento e que resulta apenas de uma utilização indevida do Apple ID.
Na verdade, esta partilha de um Apple ID acaba por ser um comportamento normal e muitas vezes usado dentro da mesma família. A Apple não terá equacionado esta possibilidade e a sua generalização quando criou esta nova funcionalidade.
Infelizmente não existe uma forma de desligar esta funcionalidade, algo que os utilizadores afetados necessitariam para interromper o comportamento que o iOS 12 trouxe agora, Ainda sem uma resposta oficial da Apple, resta apenas aos utilizadores criarem novos Apple ID distintos e assim pararem de partilhar uma conta.