O iOS 11 prometia ser uma das maiores evoluções do sistema operativo móvel da Apple. Com muitas novidades que foram testadas ao longo de vários meses, acabou por mostrar que ainda não está perfeito e que tem ainda muitas falhas.
A Apple tem conseguido corrigir estes problemas com atualizações, mas a verdade é que a confiança dos utilizadores está muito baixa. A prova disso é a fraca adesão que existe a esta versão do iOS.
Os números revelado são oficiais e resultam da análise da Apple aos acessos à sua loja de aplicações. O que mostram é também uma realidade estranha e que vai contra o que é normal na Apple e em especial no iOS.
A adesão do iOS 11 está abaixo do que seria esperado e ainda não conseguiu alcançar os números que a versão anterior, o iOS 10, tinha no mesmo período de tempo.
O iOS 11 atingiu agora os 59%, tendo subido dos 52% que tinha o mês passado, revelando um pequeno aumento de apenas 7 pontos percentuais. O número do mês passado já mostrava a baixa utilização desta versão.
Os dados da Apple mostram ainda que muitos utilizadores preferiram ficar no iOS 10, por várias razões bem conhecidas. No que toca a versões mais antigas, o número fica pelos 8%.
A título de curiosidade, a adesão ao iOS 10 estava nos 54% em outubro de 2016, um mês depois de este ser lançado. Comparativamente, o iOS 11 apenas conseguiu um valor semelhante (52%) em novembro, 1 mês e meio depois de ser lançado.
As falhas e os problemas recorrentes têm levado a Apple a lançar várias atualizações para o iOS, procurando corrigir estas situações e tentando dar aos utilizadores a confiança que precisam para instalar esta versão.