Pplware

iOS 11.2.2 arruina bastante o desempenho do iPhone 6

As vulnerabilidades Spectre e Meltdown vieram trazer problemas a diversos equipamentos. Apesar da maioria dos fabricantes referir que a perda de performance, após as atualizações de correção, são pouco significativas, a verdade é que não é bem assim. Num teste realizado com um iPhone 6, a perda de desempenho ronda os 40%!

Se tem um iPhone 6 é melhor pensar duas vezes se vai atualizar para o iOS 11.2.2. Segundo um teste realizado pelos responsáveis do site melv1n.com, no caso de um iPhone 6 a perda de desempenho ronda os 40%.


As vulnerabilidades Spectre e Meltdown

Ambas as vulnerabilidades permitem que piratas informáticos tenham acesso a informações sensíveis ao aceder à memória base do dispositivo. A primeira vulnerabilidade, Meltdown, consegue remover com sucesso a barreira entre as aplicações do utilizador e as partes sensíveis do sistema operativo. A segunda vulnerabilidade – Spectre – também encontrada em chips AMD e ARM, pode fazer com que aplicações mais vulneráveis publiquem os conteúdos da sua memória.

As aplicações instaladas nos dispositivos funcionam normalmente em ‘modo de utilizador’. Se uma aplicação precisa de acesso a uma área protegida – acesso ao disco, de rede ou de processos subjacentes – terá de pedir autorização para usar o “modo de segurança”. No caso do Meltdown, um hacker pode aceder ao modo de segurança e à memória principal sem pedir permissão, removendo com sucesso essa barreira. Isto permite o eventual roubo de informações da memória RAM das aplicações em curso como, por exemplo, gestores de palavras-passe, motores de busca, emails, fotos e documentos.

Correção da Apple diminui drasticamente a performance do iPhone 6

De acordo com os testes efetuados, nos quais referem que usaram uma bateria em bom estado, a perda de desempenho, em single core, do iOS 11.2.2 comparativamente ao iOS 11.2.1 ronda os 41%. No caso do teste realizado ao nível do multi-core a diferença de performance é de 39%.

Segundo os dados do site melv1n.com, além de perda de desempenho do CPU, a velocidade de acesso à memória também é afetada. Os resultados de todos os testes podem ser consultados aqui.

Já atualizou para o iOS 11.2.2? Já se apercebeu que o seu iPhone está mais lento?

Via melv1n.com

Exit mobile version