Pplware

iOS 10: Utilizadores vão poder registar-se como dadores de órgãos

A Apple prepara-se para dar ao iOS 10 e aos seus dispositivos móveis uma novidade que será do agrado de todos. Em Setembro, quando esta nova versão chegar à sua versão final, os utilizadores vão passar a poder registar-se como dadores de órgãos.

Este era um desejo de Tim Cook já com vários anos e que agora está prestes a tornar-se realidade.

O homem forte da Apple anunciou numa recente entrevista à Associated Press que será já a partir de Setembro que os utilizadores do iOS 10 vão poder começar a registar-se como dadores de órgãos, podendo assim salvar vidas.

A novidade vai estar integrada na aplicação Saúde, que contará com um novo botão para que o registo seja feito, facilitando todo esse processo. Ao usarem esse botão vai ser feito um registo directo na base de dados do serviço de saúde norte-americano. Como é natural, esta opção estará apenas disponível para os utilizadores dos Estados Unidos, mas a Apple poderá alargar mais tarde a outros países e a outros sistemas de saúde.  

A origem da ideia dos dadores de órgãos

A ideia de Tim Cook surgiu depois de tomar contacto com o difícil processo que foi o encontrar um fígado compatível para Steve Jobs e os tempos de espera que este teve de passar, em 2009.

A intenção da Apple é alertar os seus clientes para este problema e facilitar o seu registo como dadores de órgãos, recorrendo apenas à app Saúde e a um botão.  

Outras iniciativas para dadores de órgãos

Apesar de muito importante, este passo da Apple não é pioneiro. Já desde 2012 que os utilizadores norte-americanos do Facebook podem registar-se como dadores de órgãos, num processo também simples.

Na altura em que esta opção foi disponibilizada, Mark Zuckerberg referiu também que a inspiração veio do processo pelo qual Steve Jobs tinha passado, na sua luta contra o cancro do fígado, que acabaria por levar à sua morte.

Exit mobile version