Com a chegada do novo Mac OS 10.7 Lion, muita gente actualiza os seus sistemas operativos para a mais recente versão. Se fez update a partir de uma instalação prévia do Snow Leopard, todas as suas aplicações e documentos encontram-se exactamente onde estavam. Mas, se for como eu e decidiu por uma instalação do zero do Lion, há sempre coisas a configurar e instalar. Hoje dou-lhe algumas soluções para começar a trabalhar no Lion o mais rapidamente possível, à sua maneira.
Configurar o scroll
No Lion foi introduzido um scroll do género do iOS. Nos dispositivos móveis e até para alguns utilizadores no Mac faz sentido e até é mais fácil, mas para a maioria dos utilizadores que estão habituados à “forma antiga”, é difícil perder esses hábitos. Para corrigir isto basta ir às Preferências de Sistema -> Rato e retirar o visto na opção “Ao deslocar ou navegar, mover conteúdo na direcção do dedo”.
Onde está a Biblioteca?
Para evitar alterações acidentais na pasta Biblioteca do Mac, esta vem oculta. Mas, se tiver que aceder a algo nesta pasta, onde é que ela está e como chego a ela? É bastante fácil, basta ir ao Finder, no menu “Ir” clicar na tecla “alt”. Irá aparecer a opção da Biblioteca.
Desactivar o Safari de abrir ficheiros descarregados
Ultimamente tem-se falado de malware que começa a aparecer em maior quantidade no Mac. Grande partes deste malwares aproveitam-se da opção do Safari de abrir ficheiros descarregados, supostamente confiáveis. Para evitar dores de cabeça, é boa prática desactivar esta função. Basta ir à preferências do Safari e desactivar a função “Abrir ficheiros seguros após descarga”.
Mostrar discos rígidos, discos externos e CD/DVD no desktop
Por pré-definição, os discos rígidos, discos externos, CD’s ou DVD’s, iPod, … não aparecem no desktop. Mas é fácil alterar esta situação. Nas Preferências do Finder basta activar o que queremos que apareça na secretária.
Apps, apps, apps…
O que seria o Mac sem as nossas aplicações? Aqui fica uma lista dos softwares mais usados pelos utilizadores, boas aplicações para quem acaba de fazer uma clean install do Mac OS.