O Mac OS X Lion está a fazer furor no mundo dos utilizadores Mac. Muitas novidades que vêm auxiliar e dinamizar a interacção entre o Mac e o utilizador. Todos querem testar a versão preview 4 que está já nos torrents. Esta versão está muito estável e vem abrir o leque daquilo que poderão os utilizadores esperar deste novo Mac OS X.
Para poder instalar esta versão no seu Mac, sem que com isso tenha de comprometer o seu sistema estável, sugiro que crie uma partição. Será essa a minha dica de hoje, guiar-vos na tarefa simples e fácil de criação de uma partição para instalarem o Lion.
Como devem saber, a Apple desenvolveu um novo método de instalação dos seus sistema operativos. Acabou com o suporte dos discos ópticos e mesmo com os método por flash pen e optou pela disponibilização via Mac App Store. Esta nova politica, arrojada, traz ainda mais vantagens, pois como poderão ver, basta correr o executável e o sistema será instalado onde indicarmos, como se se tratasse de uma qualquer aplicação.
Quando for da Mac App Store, o sistema será actualizado em cima do que temos actualmente e os processo serão seguros e rápidos, sem aquela trabalheira de ter de instalar horas a fio o nosso sistema iremos ter um novo sistema operativo com tudo o resto que nos faz falta e que existe actualmente no nosso Mac OS X Snow Leopard.
Guia Prático
Nota: O Lion necessita de um Mac baseado em Intel com um processador Core 2 Duo, i3, i5, i7 ou Xeon e 2GB de RAM.
Vamos começar por criar a partição e para isso vamos recorrer ao Utilitário de Disco. Para isso vamos a direito e clicamos tecla Shift+cmd+U (
Neste primeiro passo dentro do Utilitário do Disco iremos seleccionar no lado esquerdo o nosso disco. Agora, se reparar, terá dessa janela um separador ao centro que diz Partição. Clique nesse separador.
Ao clicar no esquema de volume, poderá ver o seu disco e a taxa de ocupação e será aí que vamos acrescentar a nossa partição. O processo é simples e seguro. Basicamente terá de avaliar o espaço livre para poder dispensar à nova partição algum desses espaço.
Clicamos então nesse sinal de mais ( + ) que se encontra por baixo da caixa Esquema de volume:
Como pode ver na imagem em baixo, será pedido agora que dê um nome à partição e que decida qual o valor a atribuir a esta partição. O Mac OS X Lion precisa de pelo menos de 30 GB de espaço (mais ou menos), isto para poder ter uma experiência de utilização completa sem problemas de espaço. No Formato escolha a opçã Mac OS Expandido (com registo).
Agora espera uns segundos e terá a sua partição pronta a receber o Mac OS X Lion. Entre as partições, no Esquema do volume, existe um separador que graficamente poderá ajustar o espaço. Se vir que colocou muito ou pouco à nova partição, use esse separador para ajustar.
Agora saque o DMG do Lion, que existe nos torrents e instale nesta partição.
Depois de uns minutos a transferir ficheiros para a nova partição, o sistema irá reiniciar e o boot será feito pela nova partição que irá completar o processo de instalação do Lion.
Depois já pode usufruir de tudo o que a Apple disponibilizou até ao momento deste preview 4 do Mac OS X Lion.