Seguindo a sugestão do CEO da Apple, e porque de facto ele tem razão, o Mapas do iOS 6 está ainda muito verde e pouco fiável, vamos instalar o que de melhor temos dentro deste segmento e… trazer de volta o Google Maps ao iOS 6.
Pessoalmente e isto tendo em conta outras aplicações de mapas para iOS, gosto mais dos mapas da Google. Será uma questão de hábito, mas é um facto que a familiaridade traz-nos outra segurança na utilização.
O que vos proponho é colocar um pouco de ordem no iOS 6, no que toca aos mapas.
É uma verdade que nenhum produto nesta altura bate o Google Maps, isto porque falamos na utilização no segmento smartphone, pois existem soluções mais ricas que, por exemplo, são disponibilizadas pela Nokia, no entanto a Google domina o mercado mobile e tem serviços muito bons que disponibiliza ao utilizador a custo zero.
Então o que vamos aqui deixar é a possibilidade de colocarmos no iOS 6 o google Maps, utilizando uma web app mas a correr em full screens no iOS 6 tornando a sua visualização totalmente parecida com a app nativa, que existia no iOS 5.1.1.
Este “truque” pode ser colocado no iPod Touch, no iPhone e no iPad, para isso sigam o pequeno guia que é simples de usar e rapidamente coloca o serviço no vosso iDevice.
À pergunta se não será duplicar serviços, visto que poderíamos correr a web app via Safari, fica a resposta que no Safari não haveria como ter uma extensa navegação sempre em ecrã total, e era impensável estarmos sempre a abrir o browser a cada pesquisa de ruas, a cada pesquisa de tempo de deslocação, etc.
Como instalar a WebApp do Google Maps em FullScreen com o ícone nativo no iOS 6
- Primeiro passo: abra o Safari no seu iOS 6 e digite o seguinte endereço: iPhone / iPod Touch: http://uploads.benguild.com/ios6googlemapsicon.mobileconfig iPad: http://uploads.benguild.com/ios6googlemapsicon_ipad.mobileconfig
- Segundo passo: Agora será convidado a instalar um esta configuração móvel no seu dispositivo iOS. Avance com a instalação.
- Terceiro passo: Caso lhe seja solicitada a palavra passe de desbloqueio do dispositivo, introduza-a.
- Quarto passo: Quando instalar o serviço verá no seu iOS 6 ps mapas que já conhece do iOS 5.1.1 e com o ícone nativo. Pode agora usar o serviço web do Google Maps mas em fullscreen, tal como se fosse a aplicação que a Apple anteriormente tinha instalada no iOS.
Agora verá o que de melhor se faz no segmento dos mapas e da geo-referenciação. Até que a Apple faça uma aplicação à altura, podemos ter no iOS 6 o serviço da Google, assim tem o melhor dos dois mundos.
Obrigado Miguel Freitas pelo guia.