Pplware

iNet Pro – Network scanner – Informação da Rede no iPhone

Para quem gosta de aprofundar conhecimentos sobre o área das redes informáticas, o que não faltam são ferramentas para extrair informação relativamente ao tráfego e ligações establecidas.

Podemos ter em qualquer dispositivo aplicações capazes de nos recolher dados concretos sobre a nossa rede wireless, por exemplo ao ponto de detectarmos falhas de segurança ou obter informação que nos permitirá melhorar o desempenho da nossa ligação.

Uma ferramenta para iOS capaz de nos dar uma ideia muito clara desse panorama é o iNet Pro, um verdadeiro manancial profissional de dados sobre tudo o que gravita em torno da nossa rede.

O iNet é uma aplicação que permite– obter parâmetros de rede usando para isso um iPhone ou iPod touch. É muito fácil de usar e tem um design amigável para permitir ao utilizador mais inexperiente uma fácil visualização dos dados e perceber eventuais lacunas da sua rede.

Na versão actual do iNet estão implementadas as seguintes funcionalidades:

Scan à Rede

iNet mostra os todos dispositivos activos de uma rede local,  juntamente com o nome, IP e fabricantes. iNet descobre e distingue,  usando ícones diferentes, para sistemas windows e computadores macintosh com. Para a maioria dos computadores Apple pode ser visto o modelo específico do computador. Um clássico portscan no dispositivo escolhido é uma das funcionalidades que está também disponível.

A tecnologia utilizada na iNet efectua scans a muito baixo nível, o que permite detectar máquinas que estão definidas como “ocultas” perante a rede.

anterior próxima
Ping:

Um dos métodos que normalmente usamos para saber se uma máquina está “viva” na rede, é recorrer ao comando ping. Para quem não conhece, o comando ping é dos mais usados no mundo da redes, uma vez que permite testar a conectividade entre equipamentos.

Browser Bonjour:

Bonjour, também conhecido como zero-configuração de rede, permite a descoberta automática de computadores, dispositivos e serviços em redes IP. Bonjour usa protocolos IP padrão do setor para permitir que dispositivos automaticamente descobrir uns aos outros sem a necessidade de inserir endereços IP ou configurar servidores DNS. O Bonjour-navegador em iNet examina a rede local conectada para serviços Bonjour, detectando qualquer hardware ist conectado através do protocolo de Bonjour (por exemplo computador, roteador, impressora, …) e qualquer software executando serviços Bonjour, e. g. iTunes ou Filemaker.

anterior próxima
Wake on lan:

Esta é uma funcionalidade que permite “acordar/ligar” os PC’s através da rede. No caso de um PC suportar esta funcionalidade, o utilizador não tem de se deslocar à máquina para a ligar.

Portscan:

iNet “vasculha” o range de portas de uma máquina e verifica quais as que se encontram abertas. Numa máquina existem (teoricamente) 65.536 portas TCP que podem ser usadas pelas mais diversas aplicações/serviços, o que (teoricamente) poderíamos ter 65.536 aplicações/serviços distintos a correr em simultâneo na nossa máquina. Relembrando o que foi referido em artigos anteriores: o IP identifica a máquina e o porto identifica a aplicação/serviço. Além das portas TCP temos também 65.536 portas UDP(teoricamente).

Informações do dispositivo:

As informações do dispositivo em iNet mostra algumas informações relacionadas com o iPhone ou iPod touch, e. g. seu nome ou seu IP.

Para o Futuro…

A estrutura modular da iNet permite adicionar mais características e métodos de análise no futuro. A empresa pretende implementar daqui a algum tempo mais ferramentas de monitorização de rede, tais como: DNS-Querys, Traceroute, pesquisa Whois, etc.


Licença: Pago (preço = 4.99 euros)
Sistemas Operativos:
Download: iNet Pro 2.0.5 [10.7MB]
Homepage: BananaGlue

Exit mobile version