Pplware

iMessage no Android? Sim é possível, mas não de forma oficial

Um dos serviços de maior adesão do iOS é o iMessage. Este serviço de mensagens gratuito está disponível em exclusivo para os utilizadores do iOS e do OSX, não tendo abertura para fora dessa rede.

Mas essa realidade pode estar prestes a mudar, com a chegada do iMessage ao Android, de forma não oficial e com algumas dependências.

Todos os utilizadores que transitam de um iPhone para um smartphone Android sentem a falta do serviço de mensagens da Apple, que lhes garante uma usabilidade única e a possibilidade destas serem entregues em qualquer equipamento da marca. Esta ausência do Android tem sido debatida e é uma das mais pedidas por todos, mas a Apple teima em não a transpor para este sistema operativo.

Mas o PieMessage, um projecto criado por Eric Chee, parece estar a mudar este cenário, ao trazer para o Android este serviço de mensagens da Apple. É ainda uma versão muito preliminar, mas mostra que é possível ter o iMessages em qualquer lado.

O PieMessage tem alguns requisitos e o mais importante é a presença de um Mac, a correr OSX, para que possa fazer o envio das mensagens para a rede da Apple. Além disso é preciso contar ainda com um cliente para Mac, um cliente para Android e um Web Server Java, para fazer a cola entre estes sistemas todos.

 

Como pode ser visto neste vídeo de Eric Chee, o PieMessage funciona bem, ainda com algumas limitações, que devem em breve ser ultrapassadas. Foi precisamente por isso que Eric Chee lançou o PieMessage no GitHub. Precisa de ajuda de outros programadores para tornar o PieMessage mais robusto, mais funcional e, principalmente, mais simples de usar.

Por agora o PieMessage precisa ainda de vários conhecimentos de programação e ferramentas de edição de código para que seja adaptado ao Mac e ao Android onde vai ser usado, algo que não é acessível a todos. Há no entanto a promessa de Eric Chee do PieMessage poder ser usado noutros sistemas, desde o Windows, BlackBerry, Windows Phone e até um cliente Web.

Existe no entanto uma forte possibilidade da Apple inviabilizar o PieMessage, fechado algum ponto de falha no seu sistema que esteja a ser usado para permitir a utilização do iMessages fora dos dispositivos Apple. Fica no entanto claro que a Apple poderia abrir as portas do iMessage para outros sistemas, algo que vem sendo negado ao longo dos anos.

PieMessage

Exit mobile version