A remoção do serviço iCloud Activation Lock da página da Apple não foi explicada e muitos não entenderam a acção da empresa de Cupertino, mas esta tem uma razão de ser.
Esta verificação de estado de bloqueio era usada por muitos no momento da compra de um iPhone ou iPad usado. Contudo, este era igualmente um passo que permitia ser usado para desbloquear iPhones e iPads roubados.
O recurso ao iCloud Activation Lock permitia que os potenciais compradores de equipamentos da Apple usados pudessem verificar se estes estavam bloqueados ou se estariam livres de algum Apple ID.
Mas a Apple resolveu, de um momento para o outro, sem dar qualquer justificação, remover este serviço, pedindo aos utilizadores que validem de forma manual o bloqueio.
Há uma razão para a remoção do iCloud Activation Lock
Muitas foram a especulações levantadas em torno desta decisão, até porque não há uma declaração oficial. No entanto, a explicação que tem mais forma é a suspeita de que o iCloud Activation Lock estaria a ser usado para validar números de série de equipamentos que eram roubados e alterados, deixando assim de estar bloqueados e protegidos pelo Activation Lock do iOS.
O processo é já conhecido e valida as muitas suspeitas, vejam o vídeo:
De acordo com informação surgida, o papel do iCloud Activation Lock neste processo seria o da validação do número de série aplicado aos equipamentos, garantindo que este seria de facto de ser novo e não associado a qualquer equipamento.
Um bug provocado pelo iCloud Activation Lock
Caso seja verdadeira esta situação, ela pode explicar um bug que há já vários meses tem afectado o Apple ID e o iPhone. Vários utilizadores têm-se queixado que ao registarem os seus equipamentos novos, ou quando fazem uma nova configuração após um restauro, não o conseguem fazer porque os equipamentos estão já associados a outro Apple ID.
Esta teoria, mesmo que ainda careça de confirmação da Apple, parece ser plausível. A Apple ainda não informou se o iCloud Activation Lock regressará, numa forma mais segura, ou se desapareceu para sempre, deixando os utilizadores a depender de si para validar os equipamentos que estão a comprar.