Pplware

iBooks 2 – Apple entra no segmento dos livros escolares

Com a chegada do iPad vários mercado foram influenciados pelas qualidades técnicas deste dispositivo da Apple.

Nesse sentido, a marca de Cupertino estendeu a sua acção a segmentos ainda por explorar, principalmente segmentos ligados ao ensino. Um dos trunfos da Apple é a sua venda online e desta feita trouxe para o mercado mobile a venda dos livros escolares.

O iPad é sem margem para dúvidas uma ferramenta importante no meio escolar, a Apple lança assim o iBooks 2 e permite aos estudantes o acesso a toda uma nova gama de livros escolares interactivos.

Este novidade foi reforçada pelo vice-presidente sénior de marketing global da Apple, Phil Schiller num evento no Museu de Guggenheim, este afirmou que a Apple acredita no potencial dos livros didácticos, mas entende que o iPad pode torná-los ainda melhores, à medida que permite ao utilizador pesquisar e obter conteúdos multimédia mais ricos e actualizados sem acrescentar peso nas mochilas dos estudantes.

Ao iniciar a conferência Schiller afirmou que há mais 1,5 milhões de instituições de ensino no mundo que usam iPads. Por isso, a ideia da marca de Cupertino é transformar esses dispositivos em algo mais útil. Há um universo de mais de 20 mil aplicações dirigidas ao ensino disponíveis na iTunes Store.

Esta nova versão permite que sejam acrescentados livros com mais conteúdos multimédia ricos em fotografias, vídeos, música e tantas outras funcionalidades que irão aumentar a qualidade da aprendisagem e trazer ao ensino uma nova perspectiva de conhecimento.

anterior próxima

O iBooks 2 está disponível gratuitamente na App Store desde a passada quinta-feira, assim como também já é possível comprar os livros didácticos disponíveis na iBookstore – a livraria virtual da Apple. As editoras Pearson, McGraw Hill e Houghton Mifflin Harcourt, que juntas dominam 90% dos mercado de publicações para estudantes nos Estados Unidos, vão colocar os seus principais títulos nas prateleiras electrónicas da Apple. Segundo informações disponibilizadas os preços devem rondar os 14 dólares.

iBooks Author

A Apple não quis ficar só pela apresentação e disponibilização dos livros escolares interactivos, a marca de Cupertino apresentou um software para Mac OS X que permite a criação dos próprios livros. O iBooks Author é uma aplicação com uma interface simples, muito parecida com o Keynote onde pode o utilizador colocar os conteúdos em slides, tal como uma apresentação.

É possível de forma intuitiva acrescentar caixas de texto, elementos multimédia e o arrastar e largas é o método simples para ajustar tudo numa página. Pode depois pré-visualizar o livro no iPad com a função disponível e o iPad ligado ao seu Mac.

Em destaque está também o serviço iTunes U , este é o canal privilegiado para a Apple distribuir conteúdos vocacionados ao ensino, nomeadamente poderão os alunos e docentes encontrar palestras, formações, entre outros. Este serviço, agora transformado em aplicação, traz maior funcionalidade aos players educacionais recorrendo ao iBooks como denominador comum.

Estes são os novos elementos que ajudarão a Apple a expandir a sua acção por área tão importantes como é o ensino. Quem sabe se num futuro próximo o Magalhães não dará lugar ao iPad nas mochilas dos alunos nas escolas de Portugal.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 4.2+
Download: iBooks 2.0 [36.9MB]
Homepage: Apple

Exit mobile version