O DNS é dos serviços que menos visibilidade têm na Internet, mas é dos que têm mais importância assume para que a possamos usar.
Com ele conseguimos traduzir os domínios em nomes e assim aceder aos sites que queremos. Os sistemas operativos permitem realizemos configurações estáticas de DNS, o que permite que forcemos a atribuição de um URL a endereço IP, e assim podemos ter as nossas plataforma de desenvolvimento.
O ficheiro Hosts, onde essas alterações são feitas, por norma não é de fácil acesso e os editores que existem não se integram com o sistema operativo. Para Mac, o Host, é uma alternativa, com uma integração perfeita com as Preferências do Sistema.
Já aqui vos apresentámos algumas alternativas muito boas para editarmos o ficheiro de hosts. O GasMask é um desses editores, mas não deixa de ser uma aplicação externa.
Com o Hosts vão poder alterar o vosso ficheiro de hosts sem terem de estar a chamar qualquer aplicações externa ou outros truques.
Com o editar de apenas 2 campos vão poder definir de forma estática a resolução de nomes para os endereços IP. Bastará indicarem o endereço e o nome e este assume de forma automática esta alteração.
Depois de instalarem o Hosts, basta que acedam às Preferências do Sistema do vosso Mac e vão encontrá-lo lá na zona Outros. Podem ainda escrever hosts na caixa de pesquisa e este será destacado.
Para usarem o Hosts, depois de lhe acederem via Preferências do Sistema, basta que cliquem no botão + para que criem um novo registo. Será pedido que definam o endereço IP e o nome para o qual querem a resolução e este torna-o activo de imediato.
Se preferirem podem ainda activar ou desactivar temporariamente um registo, bastando para isso colocar ou retirar a selecção da caixa de selecção que se encontra antes de cada um desses registos.
Para eliminar um registo que tenham previamente criado basta que o seleccionem e carreguem no botão – que se encontra também na interface do Hosts.
Podem bloquear a criação ou eliminação de novos registos através utilização do cadeado que se encontra na interface do Hosts. Este bloqueia também o activar ou desactivar de registos.
Usem o Hosts para alterar os vossos registos de DNS no Mac OS X. Vão assim conseguir manipular os vossos registos e bloquear o acesso a certos sites ou ter uma plataforma de desenvolvimento de sites e serviços sem que estes estejam expostos à Internet.
A integração do Hosts com as Preferências do Sistema é perfeita e este software está arrumado aí, junto de outras ferramentas essenciais para a correcta configuração deste sistema operativo.
Instalem o Hosts e esqueçam-no. Quando precisarem dele vão encontrá-lo nas Preferências do Sistema, pronto a ser usado! Abandonem as aplicações isoladas e passem a usar as que se integram no Mac OS X.