A Apple hoje lançou 6 grandes novidades e todas elas recheadas de muitos pontos de interesse. Para o final, Tim Cook deixou um novo produto que vem atacar a concorrência, que acrescenta a qualidade musical que os outros deixaram um pouco de lado.
Sim, o HomePod é o concorrente direto do Google Home e do Amazon Alexa mas com dotes musicais.
A Apple ainda não tinha ainda um equipamento que ombreasse com as ofertas já existentes no mercado e era já esperado, pelo menos o rumor existia, que lançasse algo que pudesse entrar no segmento do Google Home e do Amazon Alexa.
Assim, com um aspeto de Mac Pro mas numa malha têxtil, em duas cores, preto e branco, a Apple traz uma coluna de som inteligente com um processador A8, 7 tweeter direccionais na parte inferior, um woofer de quatro polegadas e seis microfones no topo.
A Apple equipou este dispositivo com a Siri, com suporte para a interpretação de vários comandos de voz dedicados a responder à vontade dos utilizadores.
Houve um trabalho específico para que o HomePod possa estar sempre ligado à conta Apple Music do utilizador. Saiba o que este quer ouvir e com um “Hey, Siri” obedeça até para ligar as luzes, aumentar a temperatura da casa, abrir a porta da frente ou até ligar o serviço de rega, isto porque este novo dispositivo tem integração com o HomeKit.
A parte de cima ilumina-se, como podemos ver nas imagens, mas não parece ter um painel LCD. O sistema tem as seguintes dimensões e peso:
- Altura: 172 mm
- Largura: 142 mm
- Peso: 2.5 kg
- Cores disponíveis: 2 cores, preto e branco
Preço e disponibilidade
Este equipamento estará disponível em dezembro deste ano, mas apenas nos Estados Unidos, Reino Unido e na Austrália. Em Portugal e nos restantes países do mundo só em 2018.
O preço anunciado foi de 349 dólares, contudo em Portugal certamente não será este preço, mas a todo o tempo iremos saber o preço real para o nosso mercado.