As novidades do Mac OS X Mountain Lion foram já apresentadas e explicadas em detalhe. Agradam à maioria dos utilizadores e são uma mais valia que este tem face à versão anterior.
Uma dessas novidades é a área de notificação que passa a existir. A semelhança desta com o Growl é grande e as funções similares. Mas e quem tem os dois sistemas, como fica? Simples, passem a usar o Hiss e tudo fica centralizado.
O Hiss consegue enviar para o novo sistema de notificações do Mac OS X todos os alertas que o Growl gerar. Desta forma evitam estar a ter dois sistemas distintos a enviar informação e esta fica concentrada num único local e com uma imagem única.
Uma vez que por agora ainda não existem muitas aplicações que suportem o envio de notificações para a central de notificações do Mountain Lion e a maioria suporta o Growl, é uma forma simples de centralizar tudo.
O próprio Growl prepara-se para num futuro próximo integrar as suas comunicações com este sistema da Apple, para evitar que todos os que desenvolveram sistemas de alertas assentes nele possam migrar os seus alertas para o novo sistema e não tenham de estar a reescrever as suas aplicações. Até lá temos de usar soluções como o Hiss, para centralizar os alertas.
A utilização do Hiss é transparente, não havendo qualquer configuração ou parametrização a ser feita. Basta que o lancem e que o deixem realizar a sua função.
O Hiss pode ser controlado a partir da sua interface de gestão, mas aí apenas o podem activar ou desactivar. Basta que carreguem no botão Stop ou Start para que o desactivem ou activem. Sempre que o desligarem todas as notificações do Growl voltam a estar activas e passam a ser mostradas.
Podem ainda activar o Hiss no arranque do Mac OS X ou se pretendem que o seu ícone seja mostrado na barra de menu.
É nesse ícone que podem chamar as configurações do Hiss procurar por actualizações ou fecharem-no.
Usem o Hiss para terem um sistema de notificações unificado no Mac OS X. Deixam assim de ter os alertas do Growl e do Mac OS a enviarem-vos alarmes repetidos ou de formas diferentes.
Esta é uma aplicação que consome alguns recursos do sistema e que deve ser usada com alguma moderação para que o vosso Mac OS X não fique mais lento do que pretendem. No entanto, a funcionalidade que oferece merece ser usada, pelo menos até que a equipa que desenvolve o Growl não lançar a sua nova versão com integração com a central de notificações do Mac OS X Mountain Lion.