Hazel é simples, é útil e é importante que o conheça. O Mac OS X é um sistema sobejamente mais simples de organizar mas é, como qualquer outro, permeável a guardar todo o tipo de “lixo” que um utilizador pode acomodar.
Tudo é mais simples se definirmos que os MP3 são descarregados para a pasta Música, que as imagens são descarregadas para a pasta Imagens e que os PDF’s vão para a pasta documentos. Mas há mais… muito mais com o Hazel.
Este software tem uma proximidade ao Finder para poder levar a cabo algumas tarefas. Principalmente porque pode organizar todos os tipos de ficheiros e enviar para qualquer pasta definida por si.
Para além de mover ou copiar os ficheiros de pastas para pastas, o programa pode definir atributos como etiquetas, comentários, adicionar ao iPhoto ou iTunes, etc…
O programa apresenta uma profunda integração com o Growl (programa de alertas para MacOS), funcionalidade que nos informa sobre as movimentações ocorridas.
De referir que entre outras funcionalidades, o programa possui suporte para aplicações iLife, integração com Spotlight e Limpeza de aplicações desinstaladas.
Embora possa ser uma tarefa demorada a princípio, o resultado é muito satisfatório quando vemos o programa a contribuir para a nossa organização e para a nossa sanidade mental.
Para conferir como o programa funciona, nada melhor que um Video Tour.