Pplware

Dica: Como fazer Hard Reset ao iPad e acabar com problemas de bloqueio e outros erros

Embora seja um sistema operativo muito estável, o iOS também tem de vez em quando um comportamento caricato, comporta-se de forma a que o utilizador fique confuso com o funcionamento de algumas aplicações ou serviços. Por vezes o problema está na aplicação, mas muitas das vezes um hard reset resolve aquele comportamento estranho que o seu iPad tem vindo a mostrar.

O que lhe vamos deixar a seguir é um simples e pequeno guia para lhe explicar como fazer hard reset, e explicar as diferenças entre hard reset e restore, para que se sinta totalmente à vontade para o fazer sempre que ache necessário, mantendo o seu tablet devidamente funcional e com a performance ideal.

Um hard reset no seu iPad não é a mesma coisa que um restauro de uma cópia que tenha no seu computador ou no iCloud, nem é um restauro das definições de fábrica do iPad, não.

As pessoas por vezes ficam confusas com o “hard” que as leva a pensar que, ao fazer este tipo de acção, vão ficar sem dados no seu iPad.

Esta acção, o hard reset quer dizer que o sistema vais refrescar os seus dados e configurações, para que possam ser interpretados sem problemas. Também, após este refrescar, os dados deverão correr sem atropelos pelo sistema operativo. Estes serão ordenados correctamente numa paralelo ao que fazemos no nosso computador quando fazemos um reiniciar do sistema operativo.

Esta acção, o hard reset, é muito simples de fazer e seguro, pelo que basta seguir o pequeno guia que deixamos em baixo e poderá de vez em quando fazer ao seu equipamento, sem que isso signifique qualquer dano ou perda de informação.

1. Vamos à parte mais importante, pressione ao mesmo tempo o botão em cima, ligar/desligar, e o botão Home

2. Mantenha os botões pressionados pelos menos 10 segundos.

3. Enquanto os está a pressionar verá o slide Desligar, ignore-o.

4. Saberá que o seu dispositivo foi reiniciado com sucesso quando vir a aparecer no ecrã o logo da Apple. Pode agora largar os botões.

5. Espera até o iPad iniciar. Normalmente num reinicio após hard reset, este demora 1 a 2 minutos até mostrar o ecrã inicial.

Reforço a ideia que um hard reset serve para desbloquear situações, muita das vezes causadas pelas próprias aplicações, que fazem com que o sistema entre em loop e não consiga recuperar, no entanto, este tipo de situações é raro acontecer no iOS, dado que o sistema quase sempre recupera por si a normalidade, daí ser considerado muito estável.

O iOS é um dos poucos sistema que consegues fazer isso com um nível de sucesso elevado.

Esta pequena dica tem sido “salvação” para algumas questões que nos têm sido colocadas: quando o iPad cai e “não acorda”, pode fazer este procedimento. Quando o iPad desliga as apps sem razão aparente, pode fazer este procedimento também e pode fazer quando entender que o sistema está lento e pouco responsivo.

Esta funcionalidade pode ser aplicada tanto ao iPad como ao iPhone bem como ao iPod Touch.

Exit mobile version