O Shazam é um serviço que já tem alguns anos na Internet. A sua capacidade de identificar músicas com a recolha de apenas alguns segundos de escuta torna-o uma ferramenta que muitos têm nos seus dispositivos móveis.
Até agora o Shazam estava “preso” a estes dispositivos móveis, em parte pela sua funcionalidade e portabilidade. Mas a evolução natural deu-se e o Shazam passou também a poder ser usado nos Desktops, da mesma forma simples que é usado em qualquer telefone!
O Shazam tem estado a revitalizar-se como serviço e a procurar integrar-se de forma mais profunda com os sistemas operativos para que possa ser usado de forma transparente, mas sempre mantendo a sua função original e quase única.
Como parte desse plano o Shazam tem investido noutras plataformas, algumas delas quase vistas como pouco lógicas, mas onde pode também ser útil e vingar.
A mais recente expressão dessa evolução foi agora apresentada. O Shazam passou a poder ser usado no OSX, da mesma forma simples e não obstrutiva que é usado nos dispositivos móveis.
Basta agora aos utilizadores instalar a aplicação e deixá-la correr para que possam identificar as músicas que tocam ao seu redor, tendo de imediato a sua apresentação na aplicação.
Ao acederem aos links disponibilizados são encaminhamos para as páginas web do Shazam, onde podem ver vídeos relacionados, a letra da música ou até serem encaminhados para a iTunes Store para comprarem a música.
O Shazam para OSX está activo sempre por omissão, escutando o ambiente onde estão e procurando por músicas que estejam a tocar, identificando-as de imediato e criando playlists das músicas que forem sendo descobertas.
Claro que este comportamento pode ser desactivado para dar ao utilizador alguma poupança de recursos e até alguma privacidade.
Na zona de configurações podem também aceder à partilha social, de onde podem publicar nestas redes as músicas que forem detectadas.
A versão para OSX do Shazam pode ser já descarregada da Apple Store e usada para vos ajudar a descobrir o nome das músicas que tocam à vossa volta.
Assim que existe uma correspondência com uma música a mesma é mostrada como um alerta do serviço de notificações do OSX, com informações sobre o nome da música e do artista.
Tenham algum cuidado ao manterem o Shazam activo. Ele está sempre a ouvir o que se passa à vossa volta e a identificar todas as músicas que são todas, o que se pode tornar “chato” se estiverem em ambientes com algum ruído.
Os testes que fizemos mostraram que o Shazam é perfeito nessa identificação, conseguido detectar todas as músicas que passavam na televisão.
É uma transposição lógica de um conceito muito engraçado e até útil, dando aos computadores portáteis novas e interessantes funcionalidades.