…que é retirada poucas horas depois, devido a bugs.
A Google lançou ontem uma aplicação oficial do Gmail para os dispositivos móveis da Apple a correr o iOS: iPhone, iPod Touch e iPad.
Tinham surgido nos últimos dias alguns rumores que apontavam para este lançamento, rumores esses que se confirmaram com o anúncio oficial por parte da Google desta aplicação para iOS. No entanto, depois de vários relatos de erros por parte dos utilizadores, a Google decidiu retirar a aplicação da App Store poucas horas depois de esta ter sido disponibilizada, de forma a proceder à sua correcção.
A Google tem, nos últimos dias, procedido a várias actualizações no seu cliente de email, o Gmail. Depois da actualização da aplicação Google+ para Android (ver aqui) e da alteração da imagem do Gmail (ver aqui), a Google disponibilizou também uma nova aplicação nativa do Gmail para os clientes a utilizar o iOS, presente nos dispositivos móveis da Apple, o iPhone, iPod Touch e iPad.
Apesar de até ao momento estes utilizadores não terem uma aplicação oficial da Google para o Gmail, existiam,obviamente, outras opções que possibilitavam o uso do Gmail nestes dispositivos, entre elas a configuração na aplicação de email nativa do iOS, a utilização de aplicações alternativas, de terceiros, disponíveis na App Store, ou mesmo através do safari, com a webapp do Gmail.
No entanto, nem tudo correu bem neste lançamento. Em poucas horas houveram diversos relatos de problemas com a aplicação Gmail, principalmente relacionados com as notificações, que levaram a Google a decidir retirar a aplicação da App Store para proceder à correcção dos bugs existentes.
Apesar de ter estado pouco tempo “no ar”, conseguimos instalar e experimentar a aplicação da Google. Veja a seguir alguns screenshots.
Gmail no iPad:
Gmail no iPhone / iPod Touch:
anterior próxima |
A aplicação Gmail para iOS tem/terá as seguintes funções principais:
- Push notifications para novas mensagens;
- Agrupamento de mensagens em conversas;
- Abertura e envio de anexos;
- Pesquisa rápida por mensagens;
- Visão simultânea de mensagens e caixa de entrada no iPad;
- Permite ver a caixa de entrada prioritária e filtrar as mensagens por marcadores e estrelas;
- Acesso rápido aos marcadores com um simples swipe da esquerda para a direita.
Espera-se para breve o relançamento da aplicação do Gmail na App Store, com os bugs das notificações devidamente corrigidos e pronta para servir os utilizadores de Gmail e iOS.
Artigos Relacionados: