Pplware

GeekTool – Um mundo de possibilidades

Eu sou um grande adepto da personalização do ambiente de trabalho pois considero essencial sentirmo-nos confortáveis no local de trabalho. Com os computadores, não é muito diferente. Quando nos encontrámos num espaço agradável e ao nosso gosto, o rendimento é maior. E, considero isto a principal razão para dedicar-mos algum tempo a personalizar o nosso desktop. Hoje, mostro-vos a ferramenta de eleição no Mac para isto.

O GeekTool é uma ferramenta quase obrigatória para melhorar o nosso desktop. Mas, afinal o que é o GeekTool? Não é nada mais do que uma PrefPane que, através de vários tipos de plugins, nos permite mostras diversas informações no fundo do ambiente de trabalho.

Assim que instalámos o GeekTool temos à nossa escolha três plugins: ficheiro (“File”), imagem (“Image”) e comandos (“shell”). O seu funcionamento é relativamente simples. Para criar um novo Geeklet, só tem de arrastar um dos plugins para o fundo do desktop.

Vamos ver um exemplo. Iremos criar um geeklet que mostre um texto que se encontra guardado num ficheiro de texto. Para isso, arraste o plugin “File” para o desktop. Irá aparecer um quadrado branco e uma janela de preferências.

Nesta janela podemos personalizar quase tudo em relação ao geeklet, desde o tamanho e a fonte da letra, alinhamento, cor do fundo, tamanho, posição, … Neste momento só nos interessa o campo “File”. Abra a lista e escolha a opção “Choose” para escolher o ficheiro de texto. Depois de seleccionado, o texto irá ser apresentado no quadrado do geeklet. Se o seu papel de parede for escuro, talvez irá ter de alterar a cor de letra. O meu exemplo ficou assim:

O plugin de imagem funciona de forma semelhante. Só tem de escolher a imagem que quer, definir a posição, opaciadade, tempo de refresh, …

O terceiro plugin é o mais versátil de todos eles, o Shell. Este permite-nos correr comandos e scripts. Apesar do seu funcionamento ser mais complicado, as possibilidades são imensas. Existem diversos scripts aqui, ou com uma simples procurar num motor de busca é possível encontrar scripts já prontos.

No meu caso, tenho um script que mostra o nome do artista e da música que se encontra a tocar no iTunes.

Mas se quiser ver o total potencial do GeekTool, pode ver algumas screenshots no site do GeekTool.


Licença: OpenSource
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: GeekTool 3.0 [5,0 MB]
Homepage: Tynsoe Projects

Exit mobile version