A App Store é o centro de todo o ecossistema da Apple, alojando as muitas aplicações que correm nos dispositivos e que dão as tão desejadas funcionalidades adicionais.
A sua utilização é de tal forma grande e importante que, ao todo, já movimentou mais de 100 mil milhões de dólares desde que foi lançada, em 2008.
A Apple anunciou hoje que, desde que foi lançada em 2008, com o iPhone, a App Store já rendeu 70 mil milhões de dólares a toda a comunidade que se dedica a criar e desenvolver as aplicações para os seus sistemas operativos.
Com um modelo de partilha de lucros de 70% para os programadores e 30% para a Apple, fica claro que, nesta loja de aplicações, já foram gastos mais de 100 mil milhões de dólares.
Para além deste valor, que mais nenhuma loja de aplicações conseguiu atingir, a Apple revelou ainda que o número de download de aplicações cresceu 70% só no último ano, com as aplicações de fotografia e vídeo a terem um crescimento muito próximo dos 90%.
Há ainda informação, dada pela Apple, de que as aplicações com subscrições pagas aumentaram 58% face ao ano passado. Em junho do ano passado a Apple tinha alterado as regras de divisão de lucros, mantendo a regra dos 70/30 apenas para o primeiro ano da subscrição. Nos anos seguintes a margem da Apple descia para os 15%.
Rumores do final do ano passado revelavam que a Apple se estaria a preparar para introduzir a regra da divisão 85/15 para todas as aplicações de vídeo com subscrições, sem a distinção do primeiro ano.
Estes números chegam a poucos dias da conferência anual da Apple dedicada aos programadores, onde se esperam que surjam muitas novidades, principalmente no campo dos sistemas operativos.
Via Apple