Pplware

Fusion Drive – Armazenamento híbrido da Apple

Tecnologia garante  3.7x mais rapidez quando comparada com discos de 5400 RPM

Assistimos hoje a um aumento exponencial da informação que produzimos, armazenamos, gerimos e partilhamos e nesse sentido é importante ter a melhor experiência e as melhores soluções no que se refere ao armazenamento de dados. Os dispositivos de armazenamento sempre desempenharam um papel fundamental nos sistemas tecnológicos e, hoje em dia, o esforço é aliar a dimensão do dispositivo à rapidez e capacidade de armazenamento do mesmo.

Nesta área a Apple anunciou há cerca de um ano a tecnologia Fusion Drive. Vamos conhecer melhor esta tecnologia.


Recentemente o Pplware esteve presente no evento mundial da WD (Executive Summit Istambul 2013), onde o Vice-Presidente da WD sublinhava que o design de um equipamento (ex. ultrabook) está, por norma, associado à dimensão do disco.

Neste momento, o mercado oferece ao nível da storage três opções:

Os discos híbrido são hoje em dia a melhor opção para o utilizador uma vez que oferecem uma boa capacidade de armazenamento e também o poder de desempenho dos discos SSD. Na prática, é importante que haja boa performance no processamento de ficheiros que fazem parte do sistema operativo e/ou que são carregados com frequência e para armazenamento de dados os discos mecânicos continuam a ser uma boa solução (são baratos e com grande capacidade de armazenamento).

 

A tecnologia  Fusion Drive foi desenvolvida pela Apple e foi anunciada em 2012. Este tecnologia/opção nos sistemas Mac combina armazenamento Flash de 128 GB (solid-state drive) e armazenamento para dados que pode variar entre o 1 TB e os 3 TB (disco mecânico), tudo num único dispositivo físico/volume – saber mais aqui.

O sistema operativo terá a capacidade de gerir automaticamente (sem a intervenção do utilizador) todo o conteúdo presente no disco, colocando na zona de armazenamento flash os ficheiros que são frequentemente acedidos (ex. ficheiros do sistema operativo), passando toda a outra informação para o armazenamento tradicional (ex, fotos, vídeos, etc).

De referir que esta tecnologia garante  3.7x mais rapidez quando comparada com discos de 5400 RPM (usados normalmente nos portáteis).

Por exemplo, se o utilizador trabalhar frequentemente com com software de edição de imagem e vídeo, então todos os ficheiros associados a esse software deverão ser colocado na área de armazenamento flash para que o sistema consegue oferecer a melhor performance.

Nota: O custo de cada GB nos discos mecânicos ronda os $0,08, enquanto o GB nos SSD têm um custo 10 vezes superior (ref).

Qual a vossa opinião sobre o futuro do armazenamento?

  • Serão os serviços da cloud uma ameaça para as empresas de storage?
  • Discos mecânicos, híbridos e SSD…qual a vossa opinião?
Exit mobile version