Não é difícil encontrar um brower alternativo para o iPad. São várias as alternativas disponíveis na App Store da Apple, com browsers mais ou menos sofisticados ou com maiores ou menores funcionalidades.
Por decisão da Mozilla, e provavelmente devido às regras da Apple, nunca surgiu uma versão do Firefox para iOS, tal como a Google fez com o seu Chrome. Existia o Firefox Home, mas a Mozilla resolveu parar o seu desenvolvimento e retirá-lo da App Store.
Apesar disso disponibilizou o seu código e daí nasceu o Foxbrowser, uma alternativa mais completa para o iPad.
Até agora a forma de usar no iOS os mecanismos de sincronização que o Firefox disponibiliza era através do Firefox Home, mas a Mozilla, no início deste mês resolveu acabar com a sua disponibilização e deixou “órfãos” todos os seus utilizadores.
Na verdade esta aplicação nunca foi um browser nativo e era apenas uma ferramenta de sincronização de favoritos, separadores abertos e histórico.
Com a disponibilização pública do seu código fonte surgiu o Foxbrowser que é muito mais do que o Firefox Home era. O Foxbrowser é um browser completo e que pode aceder aos dados do Firefox Sync.
Depois de instalarem o Foxbrowser vão ter de definir primeiro os dados da vossa conta Firefox Sync. Com esses dados será atribuído um código que devem adicionar ao Firefox que têm no vosso Desktop e assim adicionar o novo dispositivo.
Caso não tenham convosco a máquina onde têm o Firefox instalado, podem sempre fazer essa autenticação de forma manual.
Findo esse processo os vossos favoritos, separadores abertos e histórico de navegação serão transferidos para o Foxbrowser e ficam disponíveis para vossa utilização.
Por ser um browser baseado no Safari, à semelhança de (quase) todos os browsers disponíveis para o iOS, o Foxbrowser permite que tenham vários separadores abertos, que acedam aos vossos favoritos ou que partilhem via twitter ou email.
Sempre que abrirem um novo separador será mostrada a lista dos separadores que mais frequentemente usam nas vossas navegações no Firefox. Estes podem ser abertos ou eliminados, tal como na versão Desktop do Firefox.
Têm ainda disponível de forma rápida aos favoritos que têm abertos nos vossas outras instancias de Firefox que tenham a correr noutras máquina e que estejam a ser sincronizadas.
Podem ainda ter acesso a algumas estatísticas do vosso Firefox Sync, onde vêm o número de separadores abertos, o número de favoritos e o número de entradas no histórico.
É também aqui que podem trocar de conta e associar o Foxbrowser a outra conta de sincronização do Firefox. Repete-se o processo inicial e pode-se ter acesso a outros favoritos, histórico e separadores abertos.
O Foxbrowser permite que pesquisem em tempo real nos dados que está a receber do Firefox e assim tenham acesso aos seus dados na hora.
Infelizmente, e por limitações dos mecanismos de sincronização do Mozilla Weave, o Foxbrowser é apenas unidireccional. Isto significa que todos os favoritos que adicionarem, o histórico que gerarem e os separadores que abrirem no Foxbrowser vão ficar apenas neste, não havendo sincronização para as versões Desktop.
Está dependente de desenvolvimentos a serem feitos pela Mozilla algumas das evoluções lógicas e aguardadas para o Foxbrowser, nomeadamente a sincronização em dois sentidos.
Se são utilizadores do Firefox e querem interligar o vosso iPad neste universo então o Foxbrowser deverá ser a escolha óbvia, ainda mais agora que a Mozilla retirou o acesso ao Firefox Home.