Os nossos conteúdos podem facilmente perder-se nos discos das nossas máquinas se não tivermos o devido cuidado em arruma-los da forma correcta e ordenada. Mesmo tendo esse cuidado acabamos por nos perdermos até porque, com a facilidade que temos em arranjar espaço na Cloud, acabamos por ter a informação dispersa.
Os sistemas operativos têm por norma sistemas de indexação e pesquisa de ficheiros, mas estão limitados aos discos locais. Todo o espaço que fomos conquistando e ganhando na Internet acaba por ficar fora dessa pesquisa, o que nem sempre facilita as coisas. Mas com softwares com o Found, esses problemas são rapidamente ultrapassados e a pesquisa fica toda integrada.
Com o Found vão poder pesquisar no vosso Mac por ficheiros que se encontrem no vosso disco, em alguns serviços de alojamento e no vosso email. É uma aplicação que fica escondida do utilizador e apenas quando é chamada ela mostra as suas potencialidades.
Os serviços de alojamento onde o Found pode aceder estão para já limitados ao Dropbox e ao Google Drive. Espera-se que num futuro próximo estes sejam alargados a outros serviços de alojamento de ficheiros.
No caso do email apenas os serviços da Google estão cobertos. Pode usar para aceder à vossa conta Gmail ou Google Apps.
O Found consegue pesquisar pelo nome dos ficheiros, quer estejam ligados à Internet ou não, e tem como vantagem a possibilidade de verem uma preview dos documentos, imagens, vídeos ou outros que correspondam à vossa pesquisa.
A interface do Found é simples de usar, tal como se pretende em ferramentas destas. Está escondida de todos até que a chamem com um duplo teclar na tecla Ctrl. Se preferirem podem usar o ícone que está na barra de menus.
Quando a interface é mostrada podem ver as contas que têm configuradas no Found, bem como o vosso disco. Basta que escrevam o nome do ficheiro que pretendam pesquisar e o Found começa de imediato a fazer a pesquisa.
Os resultados são mostrados sempre associados à conta onde foram encontrados, facilitando assim a sua localização no vosso sistema.
Podem navegar nos resultados com o recurso às setas do curso do vosso teclado, mas se preferirem podem usar o scroll do rato para navegarem mais rapidamente entre os resultados.
Sempre que escolherem um dos ficheiros apresentados é apresentada uma pré-visualização deste, mas numa janela muito maior que o habitual, ocupando grande parte do ecrã.
Se pretenderem aceder à localização de um ficheiro basta que carreguem no Enter. Se for dado num ficheiro que se encontre no Gmail ou no Google Drive será aberta a mensagem ou a página de edição do ficheiro.
Se pretenderem enviar um ficheiro que tenha sido encontrado pelo Found para uma página ou para um qualquer software, só têm de o arrastar do Found para o local pretendido.
Nas configuração do Found vão poder definir as contas que pretendem usar para procurar ficheiros. Apesar de estarem disponíveis os botões para definição das pastas locais que devem ser pesquisadas esta opção não está ainda activa e deverá ser libertada numa próxima versão.
O Found é uma excelente alternativa ao Spotlight que acompanha o Mac OS pois permite adicionar à pesquisa de ficheiros locais a pesquisa em serviços web de alojamento de ficheiros e no Gmail e Google Apps.
A somar a isso temos ainda a possibilidade de ter pré-visualizações em tamanho realmente útil e que nos pode ajudar mais facilmente a identificar os ficheiros pretendidos.
Para todos os que ficaram com vontade de testar mas não possuem um Mac, devem apenas esperar pela disponibilização das versões para Windows, iPAd e iPhone, que devem surgir em breve.
Instalem o Found no vosso Mac e abandonem de vez o Spotlight. É de tal forma discreto que vão necessitar de ver o ícone na barra de menus para se lembrarem que ele está presente. Mas quando fizer falta, o Found vai ser muito útil!