Nós podemos escolher uma grupo de tipos de letra que defina a nossa acção documental. Podemos ter um tipo de letra que defina a nossa disposição, colocando mais ou menos seriedade no que escrevemos. Mas como podemos fazer uma escolha acertada se existem milhões de tipos de letra?
Para isso existem os gestores de fontes e nós já referimos muitos destes programas para Windows… hoje precisei de um para Mac e sugeriram-me o Fontcase.
Esta aplicação é um “must have” pelas suas funções, pelo seu aspecto cuidado e pela sua facilidade de visualização e integração da fonte na pasta de fontes do sistema operativo.
Podemos criar grupos e dentro desses grupos visualizamos por autor, fazendo assim uma análise com mais detalhe e com mais rigor. Essa análise poderá sortir de uma frase que seja colocada por nós, incluindo certos caracteres que usamos na nossa ortografia e que muitas vezes não são disponibilizados nem suportados em determinados tipos de letra.
A aplicação permite detectar fontes duplicadas, mostrando as versões de cada fonte, colocando nas mãos do utilizador a decisão de apagar a que entender. Além disso, esta ferramenta permite visualizar uma página formatada no tipo de letra que escolher, para ter como exemplo, isso fará com que tenha uma percepção real de como ficará um trabalho usando determinada fonte.
É muito interessante. Não é uma aplicação do dia-a-dia, mas é uma ferramenta que deveremos conhecer, pois para quem gosta de destacar o seu trabalho, seja ele profissional, escolar ou de outro âmbito qualquer, uma óptima escolha no tipo de letra, pode ser meio caminho andado no aspecto do trabalho.