Pplware

Fomos para a fila comprar o iPhone 6

Uns criticam, outros troçam, há outros que admiram e há ainda os que sonham um dia poder estar num ambiente mítico. Na verdade há uma certa magia, uma certa loucura e um pouco de bizarrice. Mas muitos falam falam e quase ninguém teve a experiência de viver o que lá se passa.

O Pplware quis saber exactamente o que é esta loucura de passar horas numa fila com centenas, talvez milhares de pessoas para comprar um smartphone, um iPhone 6 numa loja da maior marca de tecnologia do mundo. Malas feitas aqui fomos nós para Liverpool.

Não podemos falar sem sentir, sem presenciar e foi isso que nos levou ao desafio de passar muitas horas numa fila, numa noite fresca na bonita cidade inglesa de Liverpool. Chegamos cedo, cerca das 23 horas e já lá havia quem estivesse há várias horas (muitas mesmo), mas ainda estava calmo o ambiente.

Fomos conversar com o primeiro da fila, sim, porque aqui há regras e nada de ser espertalhão, cada um guarda-se a si e aos que o ladeiam.

 

A fila

Chama-se Greg, tem 20 anos, trabalha num hospital ali mesmo em Liverpool e chegou às 10:30 da manhã, sim leram bem. Greg está há mais de 12 horas ali naquele sítio, no primeiro lugar desta fila. Segundo ele, este é já o 3º ano consecutivo que faz isto, está à procura de um iPhone 6 de 64 GB e a sua motivação é simplesmente porque gosta dos iPhone e da experiência de estar na fila e ser o primeiro a agarrar na caixa em cada um dos novos iPhone.

 

00:00

As conversas circunstanciais de apaixonados pela marca de Cupertino mostram que não estão ali por acaso, nada lhes escapa, purgam qualquer pormenor que possam criticar em relação ao mais recente trunfo da Apple. Conhecem cada detalhe do equipamento, conhecem tudo o que os outros dizem do iPhone 6 e os detalhes que coleccionam dos restantes “concorrentes” alimentam horas de conversa.

 

01:00

A noite começa a arrefecer e já há quem não aguente. Não há colchão como o da calçada e ainda se faz sentir um pequeno ruído de entusiasmo, além disso começam a chegar mais futuros clientes para o iPhone 6.

 

02:00

Ainda falta um bom bocado para as 8 da manhã. Na hora de abertura da loja da Apple em Liverpool One tudo se vai complicar. Pelo menos suspeito que seja assim, pelo que temos visto. Esta aparente calma não deve aguentar a ansiedade. As montras da loja estão tapadas com panos negros, atrás há movimentos, os funcionários trabalham arduamente, nota-se a azáfama.

 

03:00

O avançar da hora traz mais pessoas. Estão mais umas 30 ou 40. Circula agora a informação que existem poucas unidades do iPhone 6 na loja. É certo que era um dado esperado, tendo em conta o número de pré-encomendas que a Apple recebeu em apenas 24 horas, 4 milhões.

Tenho cerca de 130 pessoas à minha frente, mas, segundo o que se ouve, no ano passado distribuíram senhas conforme o número de iPhones disponíveis. Ainda mantenho a esperança que uma loja destas, numa cidade como Liverpool, tenha pelo menos 131 iPhones 6.

 

04:00

A esta hora já falta tudo, até a força para trocar dois dedos de conversa com um grupo de indianos. Deve ser uma zona onde vivem muitos, pois há muitos indianos aqui na fila, assim como vários outros asiáticos.

Perguntei se valia todo este tempo aqui perdido, se não poderiam esperar uns dias para depois comprar com mais tranquilidade e a qualquer hora do dia. Responderam que… poder podiam, mas não era a mesma coisa! Onde é que eu já ouvi isto?

Noutras paragens vejo alguns “YouTubers”, ouço as estratégias, técnicas e falam de testes “malucos” para submeter o novo iPhone. Um está particularmente interessado em ver a resistência do iPhone 6 dentro de água, pelo que percebo, este YouTuber acha que a Apple “impermeabilizou” os componentes e que o iPhone suporta uma exposição à água e poeiras. Estão ansiosos por colocar as mãos e “dissecar” o iPhone 6! Bom, algumas unidades, pelo que vejo, vão sofrer!!!

 

05:00

Deve estar tudo pronto. Funcionários da Apple estão de saída, mas há mais gente lá dentro. Entretanto começam a chegar grupos maiores. Nota-se que estão com várias horas de cama. Não sei se terão sorte…

 

06:00

Cansaço abateu-se sobre muitos dos que já cá estavam há horas, mas o movimento da cidade não permite descanso. É tempo de despertar. Há muita gente já frescas. Não deverá haver de certeza tanto iPhone disponível.

 

07:00

A cidade já está em alvoroço, o movimento natural de uma grande cidade “obriga” a levantar e a perfilar. Já se sabe que as unidades são escassas, mas continuam a chegar pessoas… muitas pessoas!

A fila está cada vez maior e o barulho já é considerável, fala-se, além do idioma de cá óbvio, muito chinês também. As autoridades já passam muitas vezes pela porta, há agentes por perto… está a ficar na hora!

 

08:00

A confusão é grande. Muita alegria, muita gente contente… parece que os Beatles vão actuar, isto pelo barulho só pode!!!! Começaram há uma hora a separar uma fila que está com o acesso “privilegiado” à loja e os que irão para essa fila serão os “sortudos”.

O Pplware vai mostrar o unboxing do iPhone 6… muito em breve.

Exit mobile version