Pplware

Find My Mac e Sosumi – Mantenha o Mac debaixo de olho

Uma das novidades que trouxe o iCloud foi o serviço Find My Mac. Este serviço veio alargar a oferta já existente de monitorização geográfica dos equipamentos Apple. Antes a Apple tinha apenas incluídos no serviço Find My iPhone os dispositivos iPhone, iPod Touch e iPad.

Este serviço é solicitado via iCloud recorrendo ao browser, se quisermos uma app só para esta funcionalidade podemos usar o Sosumi. Já agora, sabe onde está o seu Mac?

Find My Mac

O Find My iPhone, nativo nos dispositivos Apple que referenciei, permitem tirar proveito da antena GPS e referenciar geograficamente o dispositivo. No caso do Find My Mac e porque os Macbook ainda não estão equipados com antena GPS a Apple desenvolveu um sistema que utiliza a placa de rede wireless que interage com o ID de utilizador iCloud permitindo o Macbook ser referenciado usando a triangulação das antenas WiFi.

É um serviço que permite detectar o seu Mac, enviar uma mensagem sonora e ou escrita e permite encetar acções que visam proteger o seu conteúdo, como bloquear o Mac com palavra passe ou mesmo apagar todo o seu conteúdo. É um fabuloso serviço que não tem de pagar mais por ele, são estas pequenas pérolas que fazem da Apple uma empresa que pensa para melhorar a experiência de utilização dos seus sistemas operativos.

Sosumi

Enquanto os dispositivos com iOS trazem uma aplicação desenvolvida para traduzir esta informação, o “Find my (iDevice)” não existe na realidade uma aplicação dedicada para o Mac. É aqui que entra o Sosumi, esta é uma aplicação gratuita, open-source que lhe permite outro nível de informação no Mac. Esta é uma forma simples de identificar o local onde se encontram os seus dispositivos Apple que gozam desta funcionalidade.

Desta forma, sem ter de abrir o browser e depois de configurar a sua conta iCloud, o Sosumi permite numa interface simples, detectar a localização dos seus dispositivos iPhone, iPad, iPod Touch e Macbook. Claro que cada um destes dispositivos terá de ter a opção Encontrar activada e a iD do iCloud introduzida.

Esta função poderá também, ao nível empresarial e comercial, saber onde andam os seus estafetas, caso estes tenham como ferramenta de trabalho um iDevice, poupando dinheiro em soluções profissionais de geo-referenciação. Um simples iPhone oferece um vasto leque de opções e funcionalidades.

Artigos relacionados:


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Max OS X 10.6+
Download: Sosumi 1.3.2 [1.1MB]
Homepage: Sosumi

Exit mobile version