Só fiquei a saber porque ele distraidamente me mandou um mail e, sem que ele reparasse, a assinatura predefinida do mail via iPad diz “Send from my iPad”. Obviamente que não perdoei… e logo a quem contrariava o que eu escrevia, nos nossos diálogos via messenger.
Ele, fotógrafo, dizia-me: “para que preciso eu de um dispositivo desses se, com o meu netbook, faço o que preciso e sobra-me tempo?”
Agora o discurso é outro: “de facto com o iPad consigo de forma rápida tirar uma foto do cartão da máquina, reajustar, retocar e enviar para a redação/cliente minutos depois de a tirar, isto é qualidade de serviço”. Ah pois, eu andei a “pregar” não foi aos peixinhos, o iPad é útil em muitos sectores e a cada dia cobre mais actividades. Ele para rematar mostrou-me uma ferramenta que lhe tem feito as delícias. Chama-se Filterstorm.
Provavelmente já o viram nos estádios de futebol… anda como os outros colegas a fazer cobertura de jogos de futebol, de máquinas ao ombro, tripé, cadeira e mais não sei o quê… cobre também eventos sociais e outros trabalhos ligados ao mundo da fotografia. Então, existem muitas aplicações que podem ser super importantes na sua actividade. A mim… não me dizem muito na minha actividade principal, mas é útil que me sejam apresentadas por quem usufruiu das suas potencialidades, mais tarde ou mais cedo posso vir a precisar!
Conforme puderam ver no vídeo, estamos perante uma ferramenta profissional. Os vários cenários de melhoramento e correcção de uma fotografia, ficam facilmente cobertos pelas muitas opções oferecidas no Filterstorm. Vamos resumir e apresentar o mais importante.
Um apreciador e utilizador deste tipo de ferramenta sabe, analisando as funções e ferramentas, distinguir um programa “caseiro” de uma aplicação talhada para o mundo profissional. Obviamente estamos a falar num iPad e num ecrã com “limitações” de espaço conhecidas, mas, mesmo assim, estamos perante um equipamento que será em grande parte dos casos mais do que suficiente.
Características:
- Possibilidade de fazer ajustes na imagem de forma completa usando as ferramentas: brush, gradient, color range e seleccionador de opacidade.
- Enviar imagens via email ou ftp
- Guardar uma imagem até 3 localizações FTP diferentes
- Exportar imagens com resolução superior a 3072x2200px (iPad/iPhone 4)
- Guarda edições como automatismos possíveis de serem aplicados noutras imagens
- Curves: Luminance, RGB, Vermelho, Verde, Azul, Ciano, Magenta, Amarelo
- Ajuste do tamanho dos pincéis, da suavidade e opacidade dos mesmos
- Controlo do Brilho
- Controlo do Contraste
Os filtros podem transformar uma imagem e o Filterstorm está equipado com vários. Pode num clique dar uma nova vida a uma imagem. Além disso, ao combinar uma série de funções, poderá gravar esse conjunto de efeitos e equilíbrios, permitindo de forma automática, numa outra imagem, aplicar sem demoras.
- Balanço de cor
- Equilíbrio de tonalidade de brancos
- Regulação da Temperatura
- Regulação da Saturação
- Ferramenta de Texto
- Equilíbrio fino de brancos e pretos
- Historial das últimas 10 alterações gráficas
- Corte, com a capacidade de especificar quantidade
- Redimensionamento
- Rotação e posicionamento direito da imagem
- Colocação de bordas
- Possibilidade de combinar várias exposições
- Colocação de vinhetas
- Função de afiar os vincos da imagem
- Mapa de Tons (Simulação HDR)
- Efeito Blur (manchar)
- Redução de Ruído
- Ferramenta de Clone
- Suporte para informações EXIF no formato JPEG e nalguns RAWs no iOS 4.2+
- Suporte IPTC apenas no formato XMP, iOS 4.2+ (iPad) iOS 4.0+ (iPhone)
São muitas as funcionalidades e muitas as possibilidades para um profissional da fotografia poder retocar, e mesmo transformar, uma imagem em tempo real, podendo dar seguimento para vários fins. Um jornalista a fazer uma cobertura de um evento não necessita de muito mais para tratar uma imagem e a colocar no servidor já pronta e redimensionada à sua publicação. São apenas pequenos exemplos do potencial desta ferramenta… e por menos de 3 euros.