Pplware

FileSplitter – Dividir e Unir ficheiros no Mac OS X

Ando há algum tempo para começar a publicar artigos sobre o Automator, suprema ferramenta existente no Mac OS X que permite a criação de milhares de funções através de combinações de acções possíveis pelo OS da Apple. Não sei a extensão dessa ferramenta dada a sua complexidade e extensibilidade, mas deve cobrir todas as necessidades dos utilizadores, no que toca a funções correntes e outras mais especificas. No entanto… ainda há um longo caminho a percorrer até dominar esse mundo.

Para não ficar parado quando surge uma dificuldade recorro a ferramentas de terceiros. Desta vez a questão que se coloca é: o que usar para separar um ficheiro em várias partes e depois juntar tudo novamente?


Já falámos em várias para Windows e já usei várias ao longo dos tempos, já falámos no HJ-Split e no CheshireCat’s One Click File Joiner… além de outros, mas hoje quero deixar uma ferramenta desenhada em Java que usa técnicas similares para fazer este trabalho no Mac OS X: FileSplitter!


O aspecto desta ferramenta poderá não corresponder ao “look & feel” que os criadores de software Apple nos habituaram, mas o resultado é o cartão de visita e não a sua aparência.

A simplicidade da interface permite vislumbrar várias opções de utilização. Logo à partida vemos que é possível arrastar e largar os ficheiros (que pretendemos separar) em cima desta aplicação. Podemos facilmente depreender que a ferramenta permite definir o tamanho de cada fragmento e se queremos o ficheiro original apagado, após a fragmentação.

Além disso, quando terminar a operação de divisão, verá junto dos pedaços divididos um batch file para voltar a unir os pedaços. No menu da aplicação pode também ligar a função “merge” que irá unir os pedaços e criará um só ficheiro. Se pretender divir do Mac OS X e juntar no Windows… use o batch file criado pela aplicação.

Nota: A aplicação requer a instalação do JRE.


Licença: GNU
Sistemas Operativos:
Download: FileSplitter Beta [271.9KB]
Homepage: FileSplitter

Exit mobile version