Pplware

FBI já não precisa da Apple para desbloquear iPhone

A guerra da Apple com o FBI poderá ter terminado. Depois de várias frentes e de trocas de acusações, a obrigação de ajudar o Departamento de Justiça e o FBI deixou de ser imposta à Apple.

Não se sabe ainda como, mas o FBI garante que tem uma forma de aceder aos dados do iPhone 5C do atirador de San Bernardino.

A notícia surgiu há poucas horas e foi dada pelo próprio tribunal que estava a julgar o caso que opunha o FBI à Apple e que levaria a empresa a ter de encontrar uma forma de dar acesso aos dados de um iPhone 5C que está na posse das forças policiais.

O FBI entregou um pedido de anulação de uma das audiências, alegando que teve acesso a uma forma de desbloquear o equipamento e assim aceder aos dados que nele estão guardados. O tribunal aceitou o pedido e suspendeu o julgamento, até que tenha informações do FBI sobre o sucesso desta acção.

On Sunday, March 20, 2016, an outside party demonstrated to the FBI a possible method for unlocking Farook’s iPhone. Testing is required to determine whether it is a viable method that will not compromise data on Farook’s iPhone. If the method is viable, it should eliminate the need for the assistance from Apple Inc. (“Apple”) set forth in the All Writs Act Order in this case.

Não ficou claro de que forma irá ser realizado este desbloqueio e nem qual a entidade que o garante conseguir fazer. Este método irá ser testado antes de ser aplicado, para garantir que é seguro e que não irá levar ao bloqueio permanente do iPhone 5C e à consequente perda dos dados.

A posição da Apple

Desde que se soube da novidade que se fala da forma como a Apple irá reagir. Em declarações prestadas pelos advogados da Apple ficou claro que a empresa presente não sabe quem é a entidade responsável por esta forma de acesso e nem como a mesma irá ser explorada.

Fez também questão de alertar que irá insistir em saber de que forma o equipamento irá ser desbloqueado caso o FBI e o Departamento de Justiça insistirem em manter este caso em aberto, como se saber ser pretendido.

Esta poderá ser a forma mais simples de resolver este caso. Com a entrada em cena desta terceira entidade tanto o FBI como a Apple conseguem ficar satisfeitos e com os seus problemas resolvidos. Por um lado o FBI tem acesso aos dados do iPhone e por outro a Apple mantêm o seu iPhone inviolado.

Exit mobile version