Pplware

Faltam comandos no terminal do macOS? Saiba o que fazer

Para quem é utilizador de sistemas Linux, uma das ferramentas que irá certamente gostar no macOS é o eterno terminal. No entanto, este terminal não é tão completo como o que vem com as distribuições Linux, pois há comandos que simplesmente não estão instalados.

Hoje ensinamos como podem ter os vossos comandos favoritos no terminal do macOS.

Já experimentaram executar o comando wget no terminal do macOS? E o fantástico nmap? Pois… o terminal do macOS não os conhece, mas podem ser facilmente adicionados. Para tal basta ter um gestor de pacotes que será responsável pelo download, atualização e gestão de todos os pacotes a instalar (algo tipo o yum ou apt-get). Como gestor de pacotes no macOS vamos instalar o Homebrew, que é gratuito.

Como instalar o Homebrew?

Para instalar o Homebrew basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:

/usr/bin/ruby -e "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master/install)"

Nota: Para dar início à instalação do Homebrew deve carregar em ENTER.

Como procurar e instalar pacotes/ferramentas?

Depois de instalado o gestor de pacotes, basta usar o comando brew search para procurar o que pretendemos. Vamos, por exemplo, procurar pelo wget usando o comando brew search wget.

Como podemos ver há dois pacotes que têm no nome “wget”.

Para instalar um desses pacotes, basta usar o comando brew install. Por exemplo, para instalar o nmap basta que executem o comando brew install nmap.

Exemplo de utilização do nmap

No caso de instalarem outras ferramentas, e não conhecerem a sintaxe de utilização, podem sempre aceder ao manual da mesma usando o comando man (ex: man nmap).

Para outras operações, ao nível do gestor de pacotes, podem sempre consultar a documentação oficial aqui.

Exit mobile version