Pplware

Falta de espaço no seu Mac? Apague os e-mails

Para quem usa a aplicação de e-mail nativa no Mac certamente que nunca reparou quantos Gigas estão a ser ocupados em disco. Apesar dessa aplicação oferecer várias funcionalidades que ajudam na organização e gestão dos e-mails, hoje em dia há serviços (ex. Gmail) cujas interfaces web são já bastante completas e funcionais.

Hoje vamos mostrar como podem recuperar espaço no Mac, eliminando de vez os e-mails da app Mail.


A primeira questão que se coloca é: Quantos Gigas está a ocupar o e-mail que tenho no Mac? Para saber tal informação basta ir abrir o Finder, depois no menu escolher Ir > Ir para a pasta e depois inserir ~/Biblioteca

Em seguida basta selecionar a pasta Mail e carregar na barra de espaço para obter o espaço usado por todos os e-mails. Como podem ver, no meu caso o e-mail está a ocupar quase 10GB (uma quantidade significativa para quem tem um disco SSD de pouca capacidade).

Como remover o espaço usado pelo e-mail?

O objetivo é deixar de usar a app Mail para gerir o e-mail. Para tal basta ir às Preferências do Sistema > Contas de Internet e depois remover a opção Mail dentro das contas que estamos a gerir.

A partir daqui a aplicação Mail deixa de apresentar os e-mails referentes a essa conta.

No entanto, para quem como eu já tinha a app Mail configurada anteriormente para receber e-mails, é necessário remover a informação em cache. Para isso, deverá ir novamente à pasta Mail e apagar a subpasta V4 (pode ter outros nomes, como por exemplo V2), selecionando a opção Mover para o Lixo.

Esta é uma dica simples que poderá ajudar a conseguir algum espaço no disco do seu Mac. Obviamente, que quem trabalha frequentemente com a app Mail poderá não ser a melhor opção, até por questões de habito.

Costuma usar a app Mail no seu Mac?
Exit mobile version