Pplware

Faça do Spotlight uma ferramenta melhor com o Flashlight

Das muitas alterações que o OSX trouxe, as aplicadas no Spotlight tornam este mecanismo de pesquisa do OSX com capacidade de ir buscar informações a muitos outros locais, estando muito mais completo.

Mas mesmo com estas novidades todas, o Spotlight pode ser melhorado. E é precisamente isso que o Flashlight traz, ao dar uma forma de criar novas pesquisas e novas funções ao Spotlight.

Quando desenvolveu a nova versão do Spotlight, a Apple integrou-o com muitas fontes de informações adicionais, alargando a sua abrangência e utilidade. Já não se limita a pesquisar dentro do próprio sistema operativo e tem agora a capacidade de ir à Internet e obter informação para o utilizador.

Mas esta nova forma de pesquisa ainda pode ser considerada por muitos limitada, ao não ter ainda uma integração com funções base do próprio sistema operativo ou com fontes livres de informação.

É aqui que o Flashlight entra, ao dar a capacidade a qualquer utilizador de criar plugins que vão obter informação a qualquer local da internet, definido pelo utilizador, ou que podem simplesmente interagir com o sistema a níveis muito mais básicos.

A construção destes plugins assenta na linguagem de programação Python e usando a interpretação da linguagem natural consegue retornar resultados em HTML ou executar comandos do sistema.

Mas o Flashlight vem já preparado para ser usado por qualquer utilizador, tendo incluídos vários plugins que podem de imediato ser usados no Spotlight.

São várias as possibilidades que têm de imediato para usarem, desde a previsão atmosférica de qualquer cidade à pesquisa em muitos mais motores de pesquisa que os originalmente fornecidos, passando também pelos importantes comandos do próprio OSX.

Claro que alguns dos plugins são apenas formas de exemplificar a sua utilidade e possibilidade de utilização, como as traduções ou a verbalização de texto.

O controlo de todos os plugins que o Flashlight tem disponíveis pode ser feito na interface da aplicação, podendo cada um deles ser activado ou desactivado consoante a necessidade que o utilizador tem deles.

Basta para cada um desses plugins escolher o botão de activar para que fique de imediato disponível no Spotlight.

Esta é uma adição que a Apple devia ter colocado no Spotlight desde o seu lançamento, abrindo-o a outras fontes de informação e à imaginação dos programadores, dando alguma liberdade adicional.

Mas o Flashlight conseguiu dar essa abertura e é agora uma tela em branco para a criatividade e para a criação de formas de pesquisa que vão elevar o Spotlight a novos níveis.

Testem o Flashlight e percebam a utilidade que tem e a forma quase perfeita com que se integra com o Spotlight, parecendo que é uma obra da Apple e que nasceram juntos.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: OSX 10.10
Download: Flashlight
Homepage: Flashlight

Exit mobile version